quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Circo da Poesia

De volta a nossa sala, registramos a tarefa que fizemos e voltamos a roda da leitura.

Aqui, distribuí aos alunos as cartas que  Carteiro da Escola trouxe ontem aos alunos que não estiveram na aula.

Depois das cartas, foi a vez da conversa:

Para o almanaque de Março, uma das datas importantes para nós será o Dia da escola, e o que fazemos na escola? Responderam em coro: estudamos! O que? As palavras. Para que? aprender a ler, escrever coisas, ler livros.

E lembram como era a escrita antes das letras? Que vimos na leitura do livro: Escrita: uma grande invenção, da Silvana Costa...


Lauren Damasceno foi a primeira a falar: desenhavam as coisas.

E dá para ler só com desenhos? várias respostas de sim e não.

Fomos confirmar na parede, onde colei os nomes que cada um escreveu antes da escrita, e colei num plástico transparente:



Lauren foi ler o primeiro nome e não conseguiu.

Perguntei porque não conseguiu ler e responde que era  por que não tinham letras.

Então todos foram ver a lista dos nomes que escreveram e pedi que lêssemos o primeiro nome da lista, não conseguiram.

Pedi que contassem a quantidade dos desenhos, podia ser uma pista.
Então uma aluna disse ser seu nome, pois tinha a mesma quantidade de letras, para ter certeza, tivemos que olhar atrás do plástico: confirmamos o nome da Mariele.

Então entenderam que só podia ler os desenhos que os tinha desenhado e alguém que estivesse junto, se não, não dava para saber a palavra!

 Um momento bem importante esse aqui,além de relembrar, retomar a história já lida,aprendemos que precisamos das letras para saber as palavras escritas.

Stela,em 28 de agosto de 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caligrafia

 Muitos alunos apresentam dificuldades para a escrita cursiva... Aqui um vídeo sobre o tema. Aqui  vídeo.  da Clarissa. Caligrafia Caligrafi...