Fiz uma produção de material para leitura e conversa:
Qual foi o primeiro livro?
(Foto: Johannes Jansson / Wikimedia Commons).
Tantos e
tantos livros já foram publicados. Você sabe qual foi o primeiro?
O historiador
Mário Feijó, da Universidade Federal do Rio de Janeiro explicou que há uma diferença entre o primeiro
livro do mundo e o primeiro livro impresso. “Trechos de um poema sobre um rei
da Mesopotâmia seriam o primeiro livro do mundo, escrito em cerâmica e pedra”,
esclareceu.
Já
o primeiro livro impresso foi a Bíblia. “Ela foi impressa em 1455, pelo
inventor alemão Johannes Gutenberg, muito tempo depois de terminar de ser
escrita, o que aconteceu antes do ano 100”, explica Mário.
No
Brasil, a imprensa chegou 355 anos depois. “O primeiro livro impresso aqui foi Marília
de Dirceu, do autor Tomás Antônio Gonzaga, em 1810”, revela o pesquisador.
E acrescenta um detalhe curioso da história: “No início, as máquinas de
impressão eram mantidas pelo governo português, que só publicava o jornal
oficial falando coisas boas sobre o governo. Por isso, a maioria dos escritores
brasileiros preferia imprimir suas obras em Lisboa ou Paris – foi o caso de
Machado de Assis”.
Mário
explica que livro é toda história registrada com começo, meio e fim. “Livro é
livro, não importa onde foi escrito nem com o quê”, pondera. “Na maior parte da
Antiguidade Clássica, os livros eram todos escritos à mão em rolos de
pergaminho ou papiro – espécies de papel feito de couro de animais ou tiras de
planta”.
No
papiro, no papel ou até no computador, o importante é curtir a leitura!
Atividades para nosso Almanaque do Dia Mundial do Livro:
1. Escrever uma história em grupo.
2. Produzir um livrinho individual.
3. Ler um livro em voz alta para os
colegas.
4. Conhecer a história “O Pequeno
Príncipe” e ilustrar coletivamente.
Nossa roda de leitura comentada foi bem legal.
- Já realizamos a atividade 3: leitura em voz alta para os colegas (três alunos fizeram!).
- Já receberam a tarefa de casa para produção do personagem da nossa história, que será em quadrinhos e um animal de casa!
- Haverá eleição na sala para a escolha do personagem, através de voto, com posterior gráfico de colunas da votação.
- Então, produziremos a história em quadrinhos na sala, e digitaremos na Aula Digital, onde cada aluno vai produzir seu quadrinho com a imagem do personagem digitalizada e os recursos do editor de texto.
Foi um bom dia de leitura na escola!
Stela, em 22 de maio de 2014.
Nenhum comentário:
Postar um comentário