quinta-feira, 22 de maio de 2014

Dia de Leitura!

Para esse dia de leitura na escola, planejei nossa atividade do Almanaque da Turma de Abril com o Dia Mundial do Livro.

Fiz uma produção de material para leitura e conversa:






Qual foi o primeiro livro?

(Foto: Johannes Jansson / Wikimedia Commons).
 
            Tantos e tantos livros já foram publicados. Você sabe qual foi o primeiro?           
           
          O historiador Mário Feijó, da Universidade Federal do Rio de Janeiro  explicou que há uma diferença entre o primeiro livro do mundo e o primeiro livro impresso. “Trechos de um poema sobre um rei da Mesopotâmia seriam o primeiro livro do mundo, escrito em cerâmica e pedra”, esclareceu.
            Já o primeiro livro impresso foi a Bíblia. “Ela foi impressa em 1455, pelo inventor alemão Johannes Gutenberg, muito tempo depois de terminar de ser escrita, o que aconteceu antes do ano 100”, explica Mário.
            No Brasil, a imprensa chegou 355 anos depois. “O primeiro livro impresso aqui foi Marília de Dirceu, do autor Tomás Antônio Gonzaga, em 1810”, revela o pesquisador. E acrescenta um detalhe curioso da história: “No início, as máquinas de impressão eram mantidas pelo governo português, que só publicava o jornal oficial falando coisas boas sobre o governo. Por isso, a maioria dos escritores brasileiros preferia imprimir suas obras em Lisboa ou Paris – foi o caso de Machado de Assis”.
            Mário explica que livro é toda história registrada com começo, meio e fim. “Livro é livro, não importa onde foi escrito nem com o quê”, pondera. “Na maior parte da Antiguidade Clássica, os livros eram todos escritos à mão em rolos de pergaminho ou papiro – espécies de papel feito de couro de animais ou tiras de planta”.
            No papiro, no papel ou até no computador, o importante é curtir a leitura!
 

Atividades para nosso Almanaque do Dia Mundial do Livro:
1.      Escrever uma história em grupo.
2.      Produzir um livrinho individual.
3.      Ler um livro em voz alta para os colegas.
4.      Conhecer a história “O Pequeno Príncipe” e ilustrar coletivamente.

Nossa roda de leitura comentada foi bem legal.

  • Já realizamos a atividade 3: leitura em voz alta para os colegas (três alunos fizeram!).
  • Já receberam a tarefa de casa para produção do personagem da nossa história, que será em quadrinhos e um animal de casa!
  • Haverá eleição na sala para a escolha do personagem, através de voto, com posterior gráfico de colunas da votação.
  • Então, produziremos a história em quadrinhos na sala, e digitaremos na Aula Digital, onde cada aluno vai produzir seu quadrinho com a imagem do personagem digitalizada e os recursos do editor de texto.

Foi um bom dia de leitura na escola!

Stela, em 22 de maio de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caligrafia

 Muitos alunos apresentam dificuldades para a escrita cursiva... Aqui um vídeo sobre o tema. Aqui  vídeo.  da Clarissa. Caligrafia Caligrafi...