quarta-feira, 14 de maio de 2014

Metacognição - Jornal do Mar e animais em extinção

Para a anotação do caderno de metacognição dessa semana, elegi o tema cédulas e animais extintos, tendo em vista que trabalhamos o assunto na semana passada, em nosso Almanaque de Março, com o Dia da Casa da Moeda do Brasil:



E hoje então, pude realizar uma retomada do Almanaque de Março, com a utilização do Jornal do Mar, do dia 09 de maio, num artigo do colunista biólogo Roger Maciel, que trouxe uma exposição dos vinte animais em risco de extinção no Planeta:



   Levei o jornal para a sala e numa roda de conversa retomamos sobre nosso dinheiro brasileiro,os animais que estão desenhados nas cédulas e então apresentei o Jornal do Mar e o artigo "O papo é meio ambiente", do biólogo Roger Maciel, e li então a lista os 20 animais em risco de extinção.

Conforme a lista ia andando e os animais aparecendo, os comentários foram fazendo referências ao nosso Município,com as garças brancas que temos na praia, na beira dos arroios e no Parque Tupancy, que visitamos a duas semanas atrás:



Comentamos também sobre os patos mergulhões, que constam na lista de risco, e que também temos ou já tivemos em nosso Município e que foram largamente caçados tempos atrás, quando não havia legislação proibitiva e que era caça para alimento.

Para finalizar essa conversa, então fizemos um xerox da matéria e colamos no Almanaque da Turma.
Cada aluno deveria registrar o desenho de um dos animais ali listados, para ilustrar nossa conversa.
















O Arthur desenhou um zebra sendo caçada para levarem ao Zoológico, amei essa ideia e a representação ilustrativa foi muito legal.

Então, uma retomada dos Almanaques com manuseio dos alunos e as respostas às perguntas:
  • O que aprendi?
  • Como aprendi?
  • O que não aprendi?

As respostas estão em nosso Caderno de Metacognição da Turma.

Stela, em 14 de maio de 2014.

Um comentário:

Caligrafia

 Muitos alunos apresentam dificuldades para a escrita cursiva... Aqui um vídeo sobre o tema. Aqui  vídeo.  da Clarissa. Caligrafia Caligrafi...