Apresentei a minha nova caixa de compras:
1. Comprei um caderno e uma almofada
2. Recebi uma carta do Pequeno Príncipe junto.
3. Na carta fala do Outubro Rosa e da lembrança que os alunos ganharam para levar às mães.
4. Apresenta o Novembro Azul: um envelope azul, com uma lembrança do Pequeno Príncipe de cabelos azuis e um bilhetinho da Campanha, feito na escola.
5. Havia também, de brinde: uma taça azul, cheia de balas azuis, uma borboleta azul de crochê, com ímã para colocar na geladeira, um esmalte azul para as meninas pintarem as unhas, um laço azul com bigodinho preto (mimo que ganhei do Supermercado Avenida!) e um pacote de guardanapos azuis!!
Então, preparei a caixa e levei para a escola, na mesma que recebi no final de outubro com as compras dos livros, das lojas Americanas.
Informei aos alunos que havia feito uma nova compra na Loja do Pequeno Príncipe (lá da África, do deserto do Saara) e que ia chegar ontem, mas não chegou. Disse que iria me atrasar 10 minutos para entrar no recreio, pois ia ao Correios buscar a caixa da encomenda.
Quando entramos, disse que ainda não havia chegado e que o carteiro disse que era certo que chegaria as 10 e meia, e que ele viria na escola entregar.
Depois pedi ao supervisor Edinei que levasse a caixa das compras na minha sala e se desculpasse, pois o carteiro entregou e ele pensou que era para a escola, daí abriu e encontrou a carta.Por isso a caixa estava aberta, já!
Recebi a caixa e chamei a turminha do Pré-2A para vir ver a nossa caixa de compras.
Quando os alunos entraram e sentaram no tapete, pediram para fazer as fotos dos "amigos", como fizemos no encontro com a raposa e o Pequeno Príncipe. Amei. Aqui estão:
Então, contei toda a história da caixa e como ela chegou.
Li a carta, fiz as perguntas do Pequeno Príncipe sobre a lembrança das mães, se haviam gostado...
Mostrei a almofada do Pequeno Príncipe:azul e de coraçõezinhos.
Li a carta. E a pergunta veio: como é que o Pequeno Príncipe escreveu? Foi ele mesmo? Mas se ele morreu picado pela serpente!!! Respondi que era só o personagem, que quem escreveu foi o escritor.
Terminei de ler a carta, explicando sobre a Campanha do Novembro Azul e os envelopes azuis que fala na carta.
Então peguei os envelopes azuis, falando como era importante levar para os pais e avôs, que era para os homens e que é preciso que todos se cuidem, se prevenindo de doenças. Que cada aluno ia levar um para casa e dar aos pais.
Mostrei a miniatura do personagem e perguntei se notaram algo diferente:
Sim!!! Todos repararam a cor dos cabelos, agora azuis.
E a borboleta azul.
E então, preparei no recreio as gostosuras para degustação, com ajuda das nossas queridas merendeiras Sônia, Jaque e Gi:
1. Balas azuis na taça azul
2. Merengues azuis em forminhas poá azuis
3. Marshmallow azul, em forma de carrinho com bandeirinha de bigode preto
4. Merengues azuis.
Disse aos alunos que as balas vieram na caixa também, e os merengues foram nossas querida merendeiras que prepararam.
Uma festa nessa hora das delícias doces!
E por fim, a entrega dos envelopes azuis para levarem para os avôs ou pais.
Stela, em 06 de novembro de 2015.
Oie, adorei o relato e principalmente a importância social que tem o teu trabalho, engajando a vida à escola.Parabéns!
ResponderExcluirÉ essa a ideia mesmo Simone, primeiro envolver meus alunos na história, retomando memórias, lembrando ações, em especial as do Pequeno Príncipe que nos trazem essa mensagem de cuidado, de cativar amigos, de proteção a quem amamos, não nos eximindo das nossas responsabilidades! Depois, transpor as portas da escola: levar para casa o que temos de importante para ensinar aos nossos pais e aos vizinhos também. Por fim, fazer com que os alunos se sintam queridos e amados, com o mimo das gostosuras, afinal, doces são uma delícia de degustar!!! Abraço.
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