segunda-feira, 4 de setembro de 2017

Sexta-feira - 1º de setembro

Nossa aula começou com a data comemorativa:
1. Mês da Pátria - O que é a Pátria? alguns sabiam que é o nosso país.
2. Visualização do mapa do Brasil  e localização onde está Arroio do Sal.
3. Desenho do mapa, no caderno.
4. Produção de marcador de página: escrita do nome, cópia do alfabeto e numerais.
5. Painel do farol de Arroio do Sal: em grupos, os alunos desenharam o entorno do farol e pintaram.
6. Retomada do dicionário como um livro muito importante  na nossa vida: onde está escrito as palavras corretamente e tem significado. Li o verbete sobre o farol e comentamos do nosso farol e sua utilidade para nosso município. Após essa atividade, colamos os painéis no corredor.
7. Na retomada do dicionário peguei outra palavra da mesma página: favela e li o verbete, conversamos sobre a violência que existe em qualquer lugar, inclusive em nossa cidade. Cada aluno falou um pouquinho sobre alguma situação que sabe que existiu próximo de sua residência,  ou até mesmo arrombamentos nas casas de vizinhos.
8. Dei algumas dicas de cuidado que os pais devem ter, para que possam ficar mais protegidos: acender as luzes da área a noite, fechar bem as portas, colocação de grades e alarmes e deixar sempre dinheiro no banco, ao invés de levar pra casa. Tomar bastante cuidado com as conversas na escola, na turma, e que  não devem falar muito nem contar para todos que a mãe e o pai trabalham, que receberam pagamentos ou salários. Enfim, tomarem o cuidado de não exporem essas situações financeiras fora de sua família, para preservar a todos.
Foi mais uma boa conversa que tivemos.
Stela, em 01 de setembro de 2017.


























































Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caligrafia

 Muitos alunos apresentam dificuldades para a escrita cursiva... Aqui um vídeo sobre o tema. Aqui  vídeo.  da Clarissa. Caligrafia Caligrafi...