quinta-feira, 11 de junho de 2015

Hora de Leitura e Meio ambiente

Nossa segunda-feira também deu início ao Projeto Meio Ambiente, que será realizado ao longo de mês de junho, em parceria com as turmas dos anos iniciais, onde teremos atividades diferenciadas ao longo do mês:
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL
ARACY GOMES VALIM
JARDIM RAIANTE – ARROIO DO SAL – RS










 TURMAS DO CURRÍCULO A E B
MÊS DE JUNHO/2015
ORGANIZAÇÃO: JULIANA TORRES, MARA ROXO  E STELA DIAS
 1. JUSTIFICATIVA
Nosso Planeta está sofrendo com o descuido da população, pois os indivíduos usufruem e partilham em conjunto todos os recursos naturais que temos, se fazendo necessário, então, viver em harmonia, pois é da natureza que retiramos tudo o que precisamos para sobreviver.
Com o processo de urbanização das cidades, o homem foi retirando sem nenhum cuidado de sustentabilidade, os recursos naturais que temos a nossa disposição.
O homem, na sua ânsia de fazer novos produtos, de facilitar a vida diária, cotidiana, faz uso de matérias primas, retirando da natureza tudo quanto pensa, sem pensar nas conseqüências.
Com tal velocidade devasta os recursos naturais, que nem sempre dá o devido valor à necessidade de sustentabilidade, de cuidar para não faltar mais adiante.
Desmatamentos e queimadas, derrubada de florestas e a destruição dos ambientes naturais de cada nicho ecológico são fatos que prejudicam todo o ambiente a nossa volta.
O homem usufrui e aproveita tudo quanto é possível retirar da natureza sem a devida reposição, sem a preocupação da sustentabilidade natural. Com isso vivemos novos tempos em que todos precisam devolver um pouco do que nos é dado naturalmente, fazendo um caminho inverso ao da urbanização: temos que devolver algo em troca para a natureza para poder continuar usufruindo de tudo o que necessitamos para a sobrevivência do Planeta.
Então é chegado o momento de praticarmos ações em favor dos espaços que nos rodeiam, e que ocupamos como lugar de garantir sobrevivência a todos.
Com a fala da Ruth Rocha, em seu livro Azul e lindo Planeta Terra: nossa casa, justificamos esse projeto: “Mas para que a Terra continue a nos dar tudo aquilo de que precisamos para viver, temos que cuidar dela como cuidamos de nossa própria casa. E melhor ainda. Pois da nossa casa nós podemos nos mudar. Da Terra não.”

2. OBJETIVO GERAL
Participar de variadas atividades de conscientização e cuidado da natureza, em rodas de histórias, conversa e musicadas, praticando alguns experimentos e vivenciando ações específicas de visita, plantio, observação, limpeza, reaproveitamento, e reutilização dos materiais recicláveis que acabam retornando para a natureza em forma de lixo.

 3. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
1. Visitar locais naturais importantes do nosso Município.
 2. Participar de rodas de histórias, conversas informativas e musicadas sobre as temáticas.
 3. Visitar horta e/ou jardins na comunidade do entorno da escola.
 4. Realizar atividades de plantio e observação de sementes e mudas.
 5. Realizar experimentos específicos com água, plantas em sementes e mudas.
 6. Visitar a Corsan.
 7. Preparar receitas culinárias de sucos e panquecas com frutas e legumes
 8. Realizar atividades de registro em painéis, cartazes e textos.
9.  Criar brinquedos e bonecos porta-guloseimas com garrafas pet e outros recicláveis.
10. Produzir inventário das árvores através de livro artesanal.
 11. Criar uma mascote de incentivo ao cuidado com o lixo e fazer camiseta.
12. Produzir uma paródia.
13.  Multiplicar a ideia de cuidado e sustentabilidade às famílias e vizinhos.

 4. ATIVIDADES
1. Rodas de histórias, de conversa e musicais com biólogos, pescadores, contadores de história, cantores e escritores locais, e convidados especiais.
2. Plantio de sementes e mudas em hortas individuais e ecológicas, com material reciclável.
3. Confecção de caixas seletivas com material alternativo.
4. Visitas ao Parque Natural Tupancy, Horto Municipal, Secretaria do Meio Ambiente e dunas frontais.
5. Passeios no pátio e entorno da escola para conhecer hortas e jardins e observar a limpeza e cuidado nesses espaços.
 6. Realização de experimentos em aula para observação da germinação, plantio e troca de mudas, criação de horta individual, filtração da água e criação de foguete para observação da impulsão.

5. METODOLOGIA
 Palestras informativas através de rodas de conversa, rodas de histórias e rodas musicais. Visitas e passeios de observação e estudos. Plantio e produção de materiais. Painéis, cartazes e textos coletivos. Ilustrações, fotografias, registros digitais no blog da Aula Digital.

6. AVALIAÇÃO
Avaliação é um processo que exige verificarmos a atuação do nosso aluno em todas as atividades apresentadas, sendo necessário permitir-lhes que interajam com variadas propostas intencionais, para que possam exprimir seu entendimento e suas considerações sobre o tema/assunto apresentado. Nossos alunos serão observados nesses momentos oportunizados, nas propostas apresentadas com objetivo de concluírem que todos somos parte do planeta Terra, que todos temos a obrigação de cuidar desse lugar que nos foi dado para proveito, compreendendo a necessidade de sustentabilidade e responsabilidade.
 Então, dando início ao projeto, nossa colega Nara Simone Sales, professora na rede estadual do município, veio realizar uma contação de história com o Traca-traca (um brinquedo chinês, trazido aos Brasil pelos negros africanos):

Apresentando o Traca-traca

Demonstrando o que forma

Como fazer e o que material usar


Mostrando o caminho que o brinquedo fez para chegar ao Brasil
 A contação da história foi registrada em vídeo, mas não houve possibilidade de enviar hoje...


Exploração após a contação





Momento muito especial!
Obrigada professora Nara Simone.

Stela, em 08 de junho de 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caligrafia

 Muitos alunos apresentam dificuldades para a escrita cursiva... Aqui um vídeo sobre o tema. Aqui  vídeo.  da Clarissa. Caligrafia Caligrafi...