ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL
ARACY GOMES VALIM
JARDIM RAIANTE – ARROIO DO SAL – RS
TURMAS DO CURRÍCULO A E B
MÊS DE JUNHO/2015
ORGANIZAÇÃO: JULIANA TORRES, MARA ROXO E STELA DIAS
1. JUSTIFICATIVA
Nosso Planeta está sofrendo com o descuido da população, pois os indivíduos usufruem e partilham em conjunto todos os recursos naturais que temos, se fazendo necessário, então, viver em harmonia, pois é da natureza que retiramos tudo o que precisamos para sobreviver.
Com o processo de urbanização das cidades, o homem foi retirando sem nenhum cuidado de sustentabilidade, os recursos naturais que temos a nossa disposição.
O homem, na sua ânsia de fazer novos produtos, de facilitar a vida diária, cotidiana, faz uso de matérias primas, retirando da natureza tudo quanto pensa, sem pensar nas conseqüências.
Com tal velocidade devasta os recursos naturais, que nem sempre dá o devido valor à necessidade de sustentabilidade, de cuidar para não faltar mais adiante.
Desmatamentos e queimadas, derrubada de florestas e a destruição dos ambientes naturais de cada nicho ecológico são fatos que prejudicam todo o ambiente a nossa volta.
O homem usufrui e aproveita tudo quanto é possível retirar da natureza sem a devida reposição, sem a preocupação da sustentabilidade natural. Com isso vivemos novos tempos em que todos precisam devolver um pouco do que nos é dado naturalmente, fazendo um caminho inverso ao da urbanização: temos que devolver algo em troca para a natureza para poder continuar usufruindo de tudo o que necessitamos para a sobrevivência do Planeta.
Então é chegado o momento de praticarmos ações em favor dos espaços que nos rodeiam, e que ocupamos como lugar de garantir sobrevivência a todos.
Com a fala da Ruth Rocha, em seu livro Azul e lindo Planeta Terra: nossa casa, justificamos esse projeto: “Mas para que a Terra continue a nos dar tudo aquilo de que precisamos para viver, temos que cuidar dela como cuidamos de nossa própria casa. E melhor ainda. Pois da nossa casa nós podemos nos mudar. Da Terra não.”
2. OBJETIVO GERAL
Participar de variadas atividades de conscientização e cuidado da natureza, em rodas de histórias, conversa e musicadas, praticando alguns experimentos e vivenciando ações específicas de visita, plantio, observação, limpeza, reaproveitamento, e reutilização dos materiais recicláveis que acabam retornando para a natureza em forma de lixo.
3. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
1. Visitar locais naturais importantes do nosso Município.
2. Participar de rodas de histórias, conversas informativas e musicadas sobre as temáticas.
3. Visitar horta e/ou jardins na comunidade do entorno da escola.
4. Realizar atividades de plantio e observação de sementes e mudas.
5. Realizar experimentos específicos com água, plantas em sementes e mudas.
6. Visitar a Corsan.
7. Preparar receitas culinárias de sucos e panquecas com frutas e legumes
8. Realizar atividades de registro em painéis, cartazes e textos.
9. Criar brinquedos e bonecos porta-guloseimas com garrafas pet e outros recicláveis.
10. Produzir inventário das árvores através de livro artesanal.
11. Criar uma mascote de incentivo ao cuidado com o lixo e fazer camiseta.
12. Produzir uma paródia.
13. Multiplicar a ideia de cuidado e sustentabilidade às famílias e vizinhos.
4. ATIVIDADES
1. Rodas de histórias, de conversa e musicais com biólogos, pescadores, contadores de história, cantores e escritores locais, e convidados especiais.
2. Plantio de sementes e mudas em hortas individuais e ecológicas, com material reciclável.
3. Confecção de caixas seletivas com material alternativo.
4. Visitas ao Parque Natural Tupancy, Horto Municipal, Secretaria do Meio Ambiente e dunas frontais.
5. Passeios no pátio e entorno da escola para conhecer hortas e jardins e observar a limpeza e cuidado nesses espaços.
6. Realização de experimentos em aula para observação da germinação, plantio e troca de mudas, criação de horta individual, filtração da água e criação de foguete para observação da impulsão.
5. METODOLOGIA
Palestras informativas através de rodas de conversa, rodas de histórias e rodas musicais. Visitas e passeios de observação e estudos. Plantio e produção de materiais. Painéis, cartazes e textos coletivos. Ilustrações, fotografias, registros digitais no blog da Aula Digital.
6. AVALIAÇÃO
Avaliação é um processo que exige verificarmos a atuação do nosso aluno em todas as atividades apresentadas, sendo necessário permitir-lhes que interajam com variadas propostas intencionais, para que possam exprimir seu entendimento e suas considerações sobre o tema/assunto apresentado. Nossos alunos serão observados nesses momentos oportunizados, nas propostas apresentadas com objetivo de concluírem que todos somos parte do planeta Terra, que todos temos a obrigação de cuidar desse lugar que nos foi dado para proveito, compreendendo a necessidade de sustentabilidade e responsabilidade.
Então, dando início ao projeto, nossa colega Nara Simone Sales, professora na rede estadual do município, veio realizar uma contação de história com o Traca-traca (um brinquedo chinês, trazido aos Brasil pelos negros africanos):
Apresentando o Traca-traca |
Demonstrando o que forma |
Como fazer e o que material usar |
Mostrando o caminho que o brinquedo fez para chegar ao Brasil |
Exploração após a contação |
Momento muito especial!
Obrigada professora Nara Simone.
Stela, em 08 de junho de 2015.
Nenhum comentário:
Postar um comentário