quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Almanaque de Agosto - 1

Iniciamos nosso Almanaque de Agosto com o Dia da Informática - 15 de agosto.

Na Hora da Leitura, levei o Atlas Visual da Ciência - Tecnologia, da Editorial Sol 90 - Barcelona - Buenos Aires (2007).


Comecei nossa leitura conversa com  a primeira reportagem da edição: "Aplicações na vida cotidiana" onde listamos o que temos em casa que é tecnologia: falamos de televisão, celular, computador, cafeteira elétrica, forno microondas, lâmpadas elétricas, máquinas fotográficas, fogão, geladeira, roupas e calçados. Tudo que temos passa pela tecnologia na transformação da matéria prima em produto final.





Depois passei a segunda matéria: " Inventos Revolucionários" que fala das invenções e sua importância,da transformação do mundo em antes e depois "de": do relógio, da televisão,da internet, do celular,do computador: modificação nas maneiras de comunicação, na distância encurtada e na interatividade, na facilidade de conversar, ver e escrever,em qualquer lugar para todos os lugares do mundo; de uma sala para outra falar com alguém, ver, mandar e-mail, falar através do computador com uso da internet e mídias disponibilizadas.



Por fim, conversamos sobre os computadores, que partes vemos e para que serve, e também sobre as partes que não vemos, que estão dentro do gabinete, o HD - que guarda tudo o que fazemos e abriga as peças necessárias para o funcionamento.


 Boa nossa conversa do assunto, pois os alunos embora pequenos já podem ir guardando nomes e informações do computador.

Depois, fomos ao laboratório de informática para pesquisar as peças que nomeamos e verificar o funcionamento, como fazem funcionar o computador.




Os alunos então assistiram slides em power point que preparei de atividades do Almanaque de Abril: Monteiro Lobato e Márcia Funke Dieter, personagens e obras; slides do Carnaval da Aracy, no evento do mês de fevereiro e trouxe também imagens da cultural dos 5 continentes, para trabalharmos no Almanaque de Agosto - Folclore Mundial - da Revista Educação - Cultura Popular dos 5 continentes (trago mais informações amanhã).















Stela, em 06.11.13

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caligrafia

 Muitos alunos apresentam dificuldades para a escrita cursiva... Aqui um vídeo sobre o tema. Aqui  vídeo.  da Clarissa. Caligrafia Caligrafi...