A borboleta
Trazendo uma borboleta,
Volta Alfredo para casa.
Como é linda! é toda preta,
Com listas douradas na asa.
Trazendo uma borboleta,
Volta Alfredo para casa.
Como é linda! é toda preta,
Com listas douradas na asa.
Tonta, nas mãos da criança,
Batendo as asas, num susto,
Quer fuguir, porfia, cansa,
E treme, e respira a custo.
Batendo as asas, num susto,
Quer fuguir, porfia, cansa,
E treme, e respira a custo.
Contente, o menino grita:
“É a primeira que apanho,
“Mamãe! vê como é bonita!
“Que cores e que tamanho!
“É a primeira que apanho,
“Mamãe! vê como é bonita!
“Que cores e que tamanho!
“Como voava no mato!
“Vou sem demora pregá-la
“Por baixo do meu retrato,
“Numa parede da sala”.
“Vou sem demora pregá-la
“Por baixo do meu retrato,
“Numa parede da sala”.
Mas a mamãe, com carinho,
Lhe diz: “Que mal te fazia,
“Meu filho, esse animalzinho,
“Que livre e alegre vivia?
Lhe diz: “Que mal te fazia,
“Meu filho, esse animalzinho,
“Que livre e alegre vivia?
“Solta essa pobre coitada!
“Larga-lhe as asas, Alfredo!
“Vê com treme assustada . . .
“Vê como treme de medo . . .
“Larga-lhe as asas, Alfredo!
“Vê com treme assustada . . .
“Vê como treme de medo . . .
“Para sem pena espetá-la
“Numa parede, menino,
“É necessário matá-la:
“Queres ser um assassino?”
“Numa parede, menino,
“É necessário matá-la:
“Queres ser um assassino?”
Pensa Alfredo . . . E, de repente,
Solta a borboleta . . . E ela
Abre as asas livremente,
E foge pela janela.
Solta a borboleta . . . E ela
Abre as asas livremente,
E foge pela janela.
“Assim, meu filho! perdeste
“A borboleta dourada,
“Porém na estima cresceste
“De tua mãe adorada . . .
“A borboleta dourada,
“Porém na estima cresceste
“De tua mãe adorada . . .
“Que cada um cumpra sua sorte
“Das mãos de Deus recebida:
“Pois só pode dar a Morte
“Aquele que dá a Vida!”
“Das mãos de Deus recebida:
“Pois só pode dar a Morte
“Aquele que dá a Vida!”
Mais um momento deleite!
Meus alunos se envolveram com a leitura, escutaram, pensaram e interagiram...
E entenderam a mensagem da poesia1
Eu mesma me surpreendi, pois o vocabulário ali é desconhecido para mim. e claro para meus pequenos,mas foi um momento de comentar cada palavra diferente que apareceu na poesia.
E chegou a vez do Batalhão das Letras, nossa leitura a conta-gotas, cópia e leitura coletiva:
Esses momentos de leitura estão cada vez melhores em nossa turma, pois meus pequenos já internalizaram essa hora de atenção e deleite!
Stela, em 12 de setembro de 2013
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