Nesse mês, referente ao Dia da escola, já anotamos em texto informativo:
1. A criação da Escola
2. A nossa sala
3. A história da escrita (através da história "Escrita: uma grande invenção, de Silvana Costa.)
Estamos retomando o alfabeto e suas formas de grafia, a leitura e escrita de letras, palavras e frases.
Aproveitei esse momento e o trabalho para realizar atividades avaliativas de leitura e identificação do alfabeto e suas grafias e do registro escrito do próprio aluno em seu caderno:
Primeiro foi um passatempo de labirinto, com um caminho da escola para pintar e depois, o alfabeto de imprensa, script, nas formas maiúsculas e minúsculas para leitura e identificação das letras:
Aí, brincamos com um liga letras na ordem alfabética e um alfabeto maiúsculo com lacunas para preencher as letras que faltam:
A cada atividade realizada, a leitura individual:
E por fim, a grafia cursiva minúscula onde os alunos liam, depois contornaram e copiaram na própria folha:
Nosso Almanaque, com a História das Letras, dentro do mês de março referente ao Dia da Escola está ficando assim:
Este foi um bom momento de avaliação de alguns alunos com relação ao reconhecimento das letras e suas formas.
Para realizar a leitura individual alguns alunos ainda tiveram que buscar o alfabeto da parede para lembrar nomes de letras ou grafias:
Estamos em pleno processo de construção e apropriação da palavra escrita nesse espaço do Almanaque de Março!
Stela, em 11 de setembro de 2013.
Nenhum comentário:
Postar um comentário