Dia 08 de setembro
1. Data e calendário.
2. Compor a quantidade do dia (8) adições possíveis.
3. Construção de sílabas e palavras a partir do texto "A menina de óculos escuros", do livro Trilhas, do projeto Alfabetiza Tchê.
4. Hora da Biblioteca - trocar livros.
5. Explorar as leitura do livros - imagens, letras, sílabas e palavras.
6. Avaliação individual.
Dia 09 de setembro
1. Dia da leitura; manusear o livro literário da biblioteca; ouvir a história "Estatutos de um novo mundo para os animais", de Miguel Sanches Neto, ilustrador por Raul Fernandes.
1.1 Conversar sobre cuidar dos seus animais de casa: posse responsável.
2. Data - marcar o calendário e copiar a data - ler os numerais nas casinhas
3. Compor adições que componham o numeral do dia e copiar as adições.
4. Atividade de matemática do livro didático - localizar a página, ler o numeral do capítulo e anotar a palavra por extenso, observar a pintura, contar os elementos e anotar a informação, responder as perguntas sobre a obra e copiar.
5. Avaliação individual - leitura.
Dia 10 de setembro
1. Data e calendário.
2. Compor adições para a quantidade 10.
2.1 Manusear material dourado - dezena.
2.2 Contar as unidades da barrinha = 10.
2.3 Oralizar coisas que podemos contar 10 - uma dezena, e desenhar a quantidade.
3. Hora da leitura - "Monstrorante", de Gisele Federizzi.
3.1 Uma conversação - tem criança que não faz a higiene diária? tem criança que não guarda os brinquedos? tem criança que não dorme cedo? tem criança que maltrata animais? tem irmãos que brigam? tem criança que desperdiça a comida? tem criança que não quer estudar? e será que tens pais que não leem para os filhos?
3.2 Montei nosso "Frutarante" - fizemos um bufet de frutas - morango, mamão, laranja e banana, com calda de chocolate, gelatina de amora e de limão.
3.3 Anotamos o texto - parágrafo, título e frase, pontuação.
Dia 11 de setembro
1. Dia da Leitura - revisita as histórias da semana: Monstrorante, de Gisele Federizzi, Arca de Noé, Vinicius de Moraes e Estatutos de um novo mundo para os animais, de Miguel Sanches neto.
1.1 Monstrorante - que hábitos de higiene aparecem na história? Qual a importância dos pais ajudarem os filhos? Os alunos estão aproveitando as aulas? E sobre a alimentação, alguém desperdiça a comida?
1.2 Estatuto de um novo mundo para os animais - cuidados com nossos animais, não maltratá-los.
1.3 Poesia a Arca de Noé, de Vinicius de Moraes - quem construiu a arca? Por quê? O que aconteceu? Onde essa história está escrita? Como Noé organizou os animais para levar na arca? (em casais).
2. Projeto Município:
2.1 Visita de estudos à Câmara de Vereadores - importância desse lugar e dos legisladores. Lugar onde são aprovadas as leis municipais. E fiscalização: onde o prefeito usa o dinheiro público?
2.2 Visita à Ong Paula Santos Mengue: lugar que acolhe e auxilia algumas famílias que necessitam de ajuda imediata. Ações que a Ong realiza: Festa da Páscoa - cesta de doces para as famílias; Dia das Crianças - distribuição de brinquedos às crianças; Natal - distribuição de cesta natalina para famílias carentes. Oficinas que acontecem na sede da Ong - capoeira e aulas de cavaquinho (instrumento musical).
P.S. Aproveitamos o tempo enquanto aguardamos abrir a Ong, e fomos brincar na frente do Centro de Especialidades - Sandrinho: brincadeiras de roda.
3. No retorno da escola os alunos pintaram de canetinha suas peças em gesso, que ganharam de lembrança da Ong.
















































































Nenhum comentário:
Postar um comentário