sexta-feira, 8 de junho de 2018

Sexta-feira, 08 de junho

Nossa aula, hoje:
1. Dia da leitura: O incrível caso do sumiço das letras, de Jonas Piccoli, com ilustrações de Fredy Varela.

2.Solicitei que cada aluno escrevesse seu nome na meia folha de ofício, bem grande, pintasse bem colorido, ilustrasse, enfim.


3. Depois, substitui por uma folha com o nome de cada um em giz de cera branco.
4. Então, apresentei as folhas aos alunos e perguntei onde tinham colocado, pois ali na minha mesa só havia a folha em branco. "As letras sumiram!". Então fomos buscar ajuda com as professoras do nosso corredor: procuramos profe Karol, do Pré-1-A, contei a situação e perguntamos se tinha alguma solução. Essa professora não sabia o que fazer. Passamos para a outra sala, do Pré- 1 A-2, onde estavam as professoras Luciene e Ana Paula. A professora Luciene disse que podiam conversar entre elas paraver se encontravam a solução. Chamamos a professora karol   e fizeram uma conferência. Então nos deram uma solução: escolher um lápis na cor preferida, pensar muito nas letras so seu nome e pintar bem no meio da folha, onde deveriam estar as letras...











5. Fomos para a nossa sala e tentamos: deu certo! As letras apareceram. Ao final da pintura, onde encontramos as letras dos nomes, levaram para casa, com uma recomendação: caso as letras sumissem novamente (pois o monstros que comeu as letrinhas poderia ir na mochila, afinal era invisível) poderiam tentar pintar novamente...
6. Fizemos uma roda do alfabeto: manuseio das letras do alfabeto que confeccionei:

  • Boquinha, letra inicial, diferentes grafias, desenho e palavra.
  • Sorteei algumas letras e conversamos sobre a grafia, a boquinha e o som da letra inicial. 
  • Vimos as palavras: quantidade de letras, letra inicial, letra final, contamos as sílabas com os dedos e com palamas, em ritmos acelerado, médio e devagar.




7. Por fim, listamos algumas palavras da letra I, em que vemos trabalhando, através das atividades da Mirian Veiga.

  • Grafias da letra i, desenho e palavra, boquinha no espelho individual, contamos as sílabas com os dedinhos e com palmas ritmadas.
  • Procuramos a letra vogal da sílaba.
  • Pensamos as letras de cada sílaba e copiamos.
Ao final da cópia, cada um ganhou um ioiô para brincar.

Em 8 de junho e 2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caligrafia

 Muitos alunos apresentam dificuldades para a escrita cursiva... Aqui um vídeo sobre o tema. Aqui  vídeo.  da Clarissa. Caligrafia Caligrafi...