quarta-feira, 24 de maio de 2017

Quarta-feira!

Começamos com a data:
1. Dia e mês no calendário.

2. Numerais; separei as "famílias": unidades, 10 ao 19 e do 20 até 24.
3. Enquanto os alunos copiaram, realizei a leitura de mais um capítulo de "Alice no país das maravilhas". "A história da tartaruga encucada", na página 30. (mostrei o índice e fiz uma leitura de todos os capítulos e páginas inicias que já ouvimos).



4.. Leitura e conversa na turma sobre os numerais ali descritos: entenderam que a partir do 10 usamos dois dígitos para registrar a quantidade. O Israel disse que contando do dez são dezenas!
5. Contagem dos alunos e análise da quantidade: tem mais meninas, tem menos meninos, porque 12 é mais que 7, 7 é menos 12.
6. Pintamos as barras da quantidade no caderno e alunos entendem que  a barra maior é mais quantidade.
7. Realizamos uma estimativa: quantos alunos tem ao todo hoje? alguns chutaram mesmo, outros contaram os dedos, uns chegaram pertinho na adição,...por fim, contamos todos juntos.

 8. Trabalhamos com a letra B: sílabas, palavras e frases.
9. Lemos juntos  e destaquei ao menos duas letras para a sílaba, cada aluno leu individualmente, depois recortei e colei cada sílaba no caderno, anotei a palavra e os copiaram.
10. Por fim uma roda de conversa sobre cada palavra: o que podemos dizer da banana? cada aluno deu sua resposta e anotei então uma frase. Fizemos assim com as outras palavras.

Stela, 24 de maio de 2017.
























Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caligrafia

 Muitos alunos apresentam dificuldades para a escrita cursiva... Aqui um vídeo sobre o tema. Aqui  vídeo.  da Clarissa. Caligrafia Caligrafi...