Começamos com a data:
1. Dia e mês no calendário.
2. Numerais; separei as "famílias": unidades, 10 ao 19 e do 20 até 24.
3. Enquanto os alunos copiaram, realizei a leitura de mais um capítulo de "Alice no país das maravilhas". "A história da tartaruga encucada", na página 30. (mostrei o índice e fiz uma leitura de todos os capítulos e páginas inicias que já ouvimos).
4.. Leitura e conversa na turma sobre os numerais ali descritos: entenderam que a partir do 10 usamos dois dígitos para registrar a quantidade. O Israel disse que contando do dez são dezenas!
5. Contagem dos alunos e análise da quantidade: tem mais meninas, tem menos meninos, porque 12 é mais que 7, 7 é menos 12.
6. Pintamos as barras da quantidade no caderno e alunos entendem que a barra maior é mais quantidade.
7. Realizamos uma estimativa: quantos alunos tem ao todo hoje? alguns chutaram mesmo, outros contaram os dedos, uns chegaram pertinho na adição,...por fim, contamos todos juntos.
8. Trabalhamos com a letra B: sílabas, palavras e frases.
9. Lemos juntos e destaquei ao menos duas letras para a sílaba, cada aluno leu individualmente, depois recortei e colei cada sílaba no caderno, anotei a palavra e os copiaram.
10. Por fim uma roda de conversa sobre cada palavra: o que podemos dizer da banana? cada aluno deu sua resposta e anotei então uma frase. Fizemos assim com as outras palavras.
Stela, 24 de maio de 2017.
Blog do trabalho em classe de alfabetização da Escola Municipal de Ensino Fundamental Aracy Gomes Valim, de Arroio do Sal. 2013.2014.2015- 1º Ano. 2016 - 1º Ano. 2017 - 1º Ano. 2018 1.º ano. 2019 1.º ano. 2020 - SEM AULAS PRESENCIAIS. 2021 AULA DE REFORÇO
quarta-feira, 24 de maio de 2017
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Caligrafia
Muitos alunos apresentam dificuldades para a escrita cursiva... Aqui um vídeo sobre o tema. Aqui vídeo. da Clarissa. Caligrafia Caligrafi...
-
Uma roda de leitura com o livro "Bamboletras", do Dilan Camargo. A cópia da poesia no caderno. A produção individual de...
Nenhum comentário:
Postar um comentário