quinta-feira, 18 de maio de 2017

Lavadeiras do arroio!

E hoje é o Dia das lavadeiras!
Nossa aula começou no laboratório de informática.


1. Contei a história no guarda-chuva e n, com as fotos das lavadeiras recebendo homenagem no ano passado, na tela dos monitores e uma foto de encenação que fiz da história em 2014, no auditório da escola.   Conversamos sobre o assunto enquanto contava e mostrava as fotos.
Mostrei aos alunos uma barra de sabão caseiro (que era usado na época!) e fiz uma "trouxa de roupas" utilizando um pedaço de tecido e os casacos dos alunos.






2. Na sala, li o texto do livro Atos & Relatos, do Alessandro Medeiros Torres, - da página referente às lavadeiras. Os alunos anotaram o registro no caderno e um desenho das lavadeiras. Anotamos palavras fonetizando letras e silabas, percebendo o som e associando a letra na escrita das palavras.













3. No laboratório, voltamos à aula digital com atividade no editor de texto: digitação do nome, pintar a palavra, contagem das roupas no varal e digitação do alfabeto.










Stela, em 18 de maio de 2017.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caligrafia

 Muitos alunos apresentam dificuldades para a escrita cursiva... Aqui um vídeo sobre o tema. Aqui  vídeo.  da Clarissa. Caligrafia Caligrafi...