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Níveis de escrita e leitura
PEDAGOGIA
A criança passa por vários passos antes de compreender o sistema alfabético de escrita, sendo assim, cada passo possui características específicas no aprendizado. Cada fase concluída é sempre um processo construtivo para a criança que retém o que aprende e ao mesmo tempo consegue inserir estes dados para algo pessoal, de forma a serem exibidas de forma um pouco estranha, mas é este o caminho para o desenvolvimento da leitura e escrita.
Nível Pré-silábico:
- Demonstra intenção de escrever por meio do traçado linear com formas diferentes;
- Caracteriza uma palavra com a letra inicial;
- Não estabelece vínculo entre fala e escrita;
- Usa letras do próprio nome ou então números e letras da mesma palavra;
- Apresente leitura global, individual e instável do que escreve de modo que só ela sabe o que desejou escrever.
Nível Silábico:
- A criança tenta fonetizar a escrita e dar valor sonoro para as letras;
- Já desconfia que a escrita representa a fala;
- Já desconfia que a menor unidade de língua seja a sílaba;
- Em frases, pode escrever uma letra para cada palavra.
Nível Silábico-Alfabético:
- Entende que a escrita é representada pelo som da fala;
- Realiza uma leitura termo a termo (não global);
- Já realiza combinações de vogais e consoantes em uma mesma palavra, sendo então uma tentativa de combinar sons.
Nível Alfabético:
- Entende que a escrita possui uma função social;
- Entende o modo de construção do código da escrita;
- Não apresenta problemas de escrita no que se refere a conceito;
- Não é léxica nem ortográfica.
Antes de compreender o sistema alfabético a criança passa por vários passos, sendo que cada um é caracterizado por conceitos e esquemas específicos, de modo que os mesmos implicam para um processo construtivo onde a criança leva em conta parte da informação dada, e coloca sempre, ao mesmo tempo, algo de pessoal. Tudo isso faz parte das construções originais, que no nosso modo de pensar pode ser estranho, mas é esse a passagem para o desenvolvimento da escrita e da leitura.
Nível Pré-silábico:
- Demonstra intenção de escrever por meio do traçado linear com formas diferentes;
- Caracteriza uma palavra com a letra inicial;
- Não estabelece vínculo entre fala e escrita;
- Usa letras do próprio nome ou então números e letras da mesma palavra;
- Apresente leitura global, individual e instável do que escreve de modo que só ela sabe o que desejou escrever.
Nível Silábico:
- A criança tenta fonetizar a escrita e dar valor sonoro para as letras;
- Já desconfia que a escrita representa a fala;
- Já desconfia que a menor unidade de língua seja a sílaba;
- Em frases, pode escrever uma letra para cada palavra.
Nível Silábico-Alfabético:
- Entende que a escrita é representada pelo som da fala;
- Realiza uma leitura termo a termo (não global);
- Já realiza combinações de vogais e consoantes em uma mesma palavra, sendo então uma tentativa de combinar sons.
Nível Alfabético:
- Entende que a escrita possui uma função social;
- Entende o modo de construção do código da escrita;
- Não apresenta problemas de escrita no que se refere a conceito;
- Não é léxica nem ortográfica.
Antes de compreender o sistema alfabético a criança passa por vários passos, sendo que cada um é caracterizado por conceitos e esquemas específicos, de modo que os mesmos implicam para um processo construtivo onde a criança leva em conta parte da informação dada, e coloca sempre, ao mesmo tempo, algo de pessoal. Tudo isso faz parte das construções originais, que no nosso modo de pensar pode ser estranho, mas é esse a passagem para o desenvolvimento da escrita e da leitura.
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