segunda-feira, 28 de agosto de 2017

Farol - Jornal na aula!

Dia 30 de agosto de 2017 - Quarta-feira

Iniciei nossa aula no laboratório de informática, com a Aula Digital. 
Na roda de conversa mostrei o jornal  Diário Gaúcho dos dias 19 e 20 de agosto, sábado e domingo, e vimos algumas partes:

1. A capa traseira com o Guri de Uruguaiana e a tirinha. A maioria dos alunos conhece o personagem. Aproveitei a tirinha para incentivá-los a leitura, onde frizei a importância e necessidade de todos aprenderem a ler, e aproveitarmos a tirinha que é um gênero fácil parra isso, pois conta com uma fala - texto - pequeno e bem bom para treinarmos.



2. Passei pela leitura da capa: "Leitura na prisão - Pra reescrever a própria história", reportagem do jornalista Renato Dornelles. Conversamos que é tão importante saber ler, por isso tem salas de aula em vários lugares e não só na escola. Comentei o quanto pode melhorar a vida daquelas pessoas que ali se encontram por ter feito alguma coisa que não foi boa, e que estudando pode sair da prisão e ter uma nova oportunidade de vida.

3. E ao chegar na reportagem da Aline Custódio - O farol no meio do nada - começamos com a leitura das imagens e logo os alunos disseram ser um farol. Passamos para a pergunta: para que serve? e a conversa foi muito boa! O Augusto tem o pai pescador e já antecipou que é para sinalizar aos pescadores no mar. Tivemos uma conversa sobre a função, então. Aqui mostrei os slides com as fotos do nosso farol, que a maioria dos alunos conhece. Fui descrevendo o caminho que fiz ao fotografar o mesmo e as coisa que registrei: a beira-mar, as dunas, as árvores, o restaurante (do verão), a pracinha, o campinho de futebol, a altura, o tempo que faz que foi construído...






4. Aí comentei da reportagem: da altura, do local onde está, que é ao sul da nossa escola, que é solitário e que não existem moradores pertinho, e li sobre os marinheiros que ali trabalham para guardar  o farol. Ficaram espantados por não ter vizinhos, nem casas...

5. Por fim, voltamos as fotos que fiz e retomei as imagens nos slides: salientei que nosso farol fica entre as dunas e o mar e conversamos sobre a importância das dunas como proteção da cidade para que as  águas não invadam as ruas em tempos de ressaca e enchentes. que os  vamos entender o que é e pra que serve: o farol, as dunas e a passarela acessível. Vimos nas fotos que tinham galhos e vegetação nas duas, então a conversa foi de que as raízes  e os galhos ajudam a duna para que o vento não mude seu lugar. A próxima foto foi da passarela acessível: que é para levar quem usa cadeira de rodas até a beira-mar. Por fim, falamos da ciclovia. Um dos alunos reclamou que as pessoas caminhando atrapalham os ciclistas. Então lembrei que ali onde foi construída a ciclovia era o calçadão de Arroio do Sal, que leva as pessoas até Areias Brancas, por isso as pessoas continuam a fazer caminhadas ali. E que faltou a gestão da administração, ao construir a ciclovia de fazer a pista separada.

6. Depois dessa parte, mostrei aos alunos algumas fotos da obra "O farol, da Anita Malfatti". Mostrei a pintora nos links abaixo e a obra.
Biografia da Anita Malfatti. Itaucultural. 
O Farol - interpretação da obra.
O Farol - 2


Também mostrei o link do site abaixo onde consta as informações do nosso farol, mas ali só temos uma foto e o ano da construção.
Rota açoriana.

Foto de autoria de Stela Maris da Rosa Dias.

Anotei também os links abaixo onde li sobre o tema para conversar melhor sobre o assunto com os alunos.
O que é e para que serve um farol?
Farol de navegação.

Depois de permear a conversa com a reportagem do jornal, vimos também o blog E o bixo pegando, com o post " Farol de Arroio do Sal", de julho de 2012.

Então a proposta da tarefa foi  vamos desenhar o farol e o entorno. Em duplas, os alunos realizaram excelentes desenhos!
Para ver nossa tarefa no  blog do projeto Aula Digital clique aqui.










No retorno a sala de aula, anotamos o nosso registro em frases sobre o trabalho da Aula Digital.














Stela, em 30 de agosto de 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caligrafia

 Muitos alunos apresentam dificuldades para a escrita cursiva... Aqui um vídeo sobre o tema. Aqui  vídeo.  da Clarissa. Caligrafia Caligrafi...