Nosso dia:
1. Dia da leitura na escola: manuseio dos livros, jornais e encartes dos animais.
2. Leitura individual.
3. Anotação da data e os numerais que compõem o mês que termina.
4. Desenho do livro e título.
5. Atividade individual: leitura dos numerais e do alfabeto, sílabas e palavras, letra inicial e escrita das palavras com afixação da letra r.
Stela em 31 de agosto de 2017.
Blog do trabalho em classe de alfabetização da Escola Municipal de Ensino Fundamental Aracy Gomes Valim, de Arroio do Sal. 2013.2014.2015- 1º Ano. 2016 - 1º Ano. 2017 - 1º Ano. 2018 1.º ano. 2019 1.º ano. 2020 - SEM AULAS PRESENCIAIS. 2021 AULA DE REFORÇO
quinta-feira, 31 de agosto de 2017
terça-feira, 29 de agosto de 2017
Da terça- começou a semana!
Nossa aula de hoje:
1. Data e correção de tema.
2. Numerais para fixar.
3. Hora da biblioteca: troca de livros e manuseio na sala.
4. Hora da leitura; A casa que o lobo fez - Léia Cassol.
5. Escrita individual da história.
6. Revista do alfabeto: letras e palavras, frases.
Stela, em 29 de agosto de 2017.
1. Data e correção de tema.
2. Numerais para fixar.
3. Hora da biblioteca: troca de livros e manuseio na sala.
4. Hora da leitura; A casa que o lobo fez - Léia Cassol.
5. Escrita individual da história.
6. Revista do alfabeto: letras e palavras, frases.
Stela, em 29 de agosto de 2017.
segunda-feira, 28 de agosto de 2017
Farol - Jornal na aula!
Dia 30 de agosto de 2017 - Quarta-feira
Na roda de conversa mostrei o jornal Diário Gaúcho dos dias 19 e 20 de agosto, sábado e domingo, e vimos algumas partes:
1. A capa traseira com o Guri de Uruguaiana e a tirinha. A maioria dos alunos conhece o personagem. Aproveitei a tirinha para incentivá-los a leitura, onde frizei a importância e necessidade de todos aprenderem a ler, e aproveitarmos a tirinha que é um gênero fácil parra isso, pois conta com uma fala - texto - pequeno e bem bom para treinarmos.
2. Passei pela leitura da capa: "Leitura na prisão - Pra reescrever a própria história", reportagem do jornalista Renato Dornelles. Conversamos que é tão importante saber ler, por isso tem salas de aula em vários lugares e não só na escola. Comentei o quanto pode melhorar a vida daquelas pessoas que ali se encontram por ter feito alguma coisa que não foi boa, e que estudando pode sair da prisão e ter uma nova oportunidade de vida.
3. E ao chegar na reportagem da Aline Custódio - O farol no meio do nada - começamos com a leitura das imagens e logo os alunos disseram ser um farol. Passamos para a pergunta: para que serve? e a conversa foi muito boa! O Augusto tem o pai pescador e já antecipou que é para sinalizar aos pescadores no mar. Tivemos uma conversa sobre a função, então. Aqui mostrei os slides com as fotos do nosso farol, que a maioria dos alunos conhece. Fui descrevendo o caminho que fiz ao fotografar o mesmo e as coisa que registrei: a beira-mar, as dunas, as árvores, o restaurante (do verão), a pracinha, o campinho de futebol, a altura, o tempo que faz que foi construído...
4. Aí comentei da reportagem: da altura, do local onde está, que é ao sul da nossa escola, que é solitário e que não existem moradores pertinho, e li sobre os marinheiros que ali trabalham para guardar o farol. Ficaram espantados por não ter vizinhos, nem casas...
5. Por fim, voltamos as fotos que fiz e retomei as imagens nos slides: salientei que nosso farol fica entre as dunas e o mar e conversamos sobre a importância das dunas como proteção da cidade para que as águas não invadam as ruas em tempos de ressaca e enchentes. que os vamos entender o que é e pra que serve: o farol, as dunas e a passarela acessível. Vimos nas fotos que tinham galhos e vegetação nas duas, então a conversa foi de que as raízes e os galhos ajudam a duna para que o vento não mude seu lugar. A próxima foto foi da passarela acessível: que é para levar quem usa cadeira de rodas até a beira-mar. Por fim, falamos da ciclovia. Um dos alunos reclamou que as pessoas caminhando atrapalham os ciclistas. Então lembrei que ali onde foi construída a ciclovia era o calçadão de Arroio do Sal, que leva as pessoas até Areias Brancas, por isso as pessoas continuam a fazer caminhadas ali. E que faltou a gestão da administração, ao construir a ciclovia de fazer a pista separada.
6. Depois dessa parte, mostrei aos alunos algumas fotos da obra "O farol, da Anita Malfatti". Mostrei a pintora nos links abaixo e a obra.
Biografia da Anita Malfatti. Itaucultural.
O Farol - interpretação da obra.
O Farol - 2
Também mostrei o link do site abaixo onde consta as informações do nosso farol, mas ali só temos uma foto e o ano da construção.
Rota açoriana.
Foto de autoria de Stela Maris da Rosa Dias. |
Anotei também os links abaixo onde li sobre o tema para conversar melhor sobre o assunto com os alunos.
O que é e para que serve um farol?
Farol de navegação.
Depois de permear a conversa com a reportagem do jornal, vimos também o blog E o bixo pegando, com o post " Farol de Arroio do Sal", de julho de 2012.
Então a proposta da tarefa foi vamos desenhar o farol e o entorno. Em duplas, os alunos realizaram excelentes desenhos!
Para ver nossa tarefa no blog do projeto Aula Digital clique aqui.
No retorno a sala de aula, anotamos o nosso registro em frases sobre o trabalho da Aula Digital.
Stela, em 30 de agosto de 2017.
Assinar:
Postagens (Atom)
Caligrafia
Muitos alunos apresentam dificuldades para a escrita cursiva... Aqui um vídeo sobre o tema. Aqui vídeo. da Clarissa. Caligrafia Caligrafi...
-
Uma roda de leitura com o livro "Bamboletras", do Dilan Camargo. A cópia da poesia no caderno. A produção individual de...