O registro da data de hoje rendeu com nossa caixa da matemática:
Cada aluno ganhou um material não estruturado da caixa e retirou 17 peças.
Depois da contagem individual, organizamos em duas colunas: uma com 10 e outra linha com 7 elementos.
Por fim, todos foram pra frente da sala e perguntei a cada um quem tinha mais quantidade de peças em cima da mesa. Quase todos disseram que o Miguel tinha mais, pelo fato de as pazinhas de picolé aparentarem maior volume.
Anotei então no quadro, um abaixo do outro, a quantidade de peças de cada um.
Assim ficou 17, 17, 17, 17, 17, 17, 17. perguntei novamente aos alunos quem tinha mais agora?
Perceberam que era a mesma quantidade.
Então lancei novo desafio: estimar quanto fica ao todo, juntando todas as peças?
Depois de anotar a quantidade de cada aluno, contamos todas as peças.
Fizemos um registro no caderno:
Para fechar o dia, a anotação de uma poesia do Dilan Camargo (resumida):
Stela, em 17 de agosto de 2016.
Blog do trabalho em classe de alfabetização da Escola Municipal de Ensino Fundamental Aracy Gomes Valim, de Arroio do Sal. 2013.2014.2015- 1º Ano. 2016 - 1º Ano. 2017 - 1º Ano. 2018 1.º ano. 2019 1.º ano. 2020 - SEM AULAS PRESENCIAIS. 2021 AULA DE REFORÇO
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Caligrafia
Muitos alunos apresentam dificuldades para a escrita cursiva... Aqui um vídeo sobre o tema. Aqui vídeo. da Clarissa. Caligrafia Caligrafi...
-
Uma roda de leitura com o livro "Bamboletras", do Dilan Camargo. A cópia da poesia no caderno. A produção individual de...
Nenhum comentário:
Postar um comentário