Dia 7 de julho
1. Data e calendário
2. Roda de conversa "Festa do pescador': evento de inverno, importante em nosso Município.
2.1 Vimos fotos de alguns pescadores (no domingo fui à beira mar e fotografei): Eziel, Tiago, Pascoal, Carlos,...
2.2 Conversamos dos instrumentos usados: caniço, molinete, anzol, isca, balaio, pá de minhoca, iscas.
2.3 Por fim conversamos sobre pescar para comer e para vender, para garantir salário.
2.4 Falamos que na Festa do Pescador tem tainha assada, que é vendida pela associação dos pescadores de Arroio do Sal, fazendo parte da festa.
2.5 Pintaram o pescador "Joca, da nossa estátua do centro" e peixinhos.
2.6 Brincaram de pescaria com caniço e peixes de papelão.
3. Educação financeira: conversamos sobre os locais importantes do nosso município - banco são instituições financeiras que cuidam do nosso dinheiro: podemos guardar, aplicar em poupanças, pagar boletos e também "tirar" dinheiro no caixa eletrônico.
3.1 Vimos os cartões que podemos utilizar no banco.
3.2 Vimos imagens dos bancos locais: Banrisul, Sicredi e Sicoob.
Combinamos de terça-feira, trabalharmos em 3 grupos de "bancos".
Dia 08 de julho
1. Data e calendário
2. Dia da leitura:
História do Joca, o Pescador de Arroio do Sal, da professora Cátia Silveira.
2.1 Durante a leitura fomos conversando sobre a construção do nosso Município: os pescadores vindo da Estância do Meio para a beira mar pescar e coletar mariscos e maçambiques; a falta do sal e o ferver das águas marinhas para esse tempero; a produção agrícola e pecuária da zona rural: plantação de milho e mandioca, a criação de porcos, galinhas, gado.
2.2 Escrita da palavra e texto coletivo para cópia.
2.3 Importância e necessidade de cuidar das nossas água locais, em especial o mar, para não poluir, especialmente no cuidado com o descarte do lixo.
2.4 Leitura coletiva de uma plaquinha decorativa, que temos à beira mar e localizar a palavra.
2.5 Conversamos sobre o nosso farol: pintar nas cores reais - vermelho e branco, acrescentar elementos da praia.
3. Projeto Município e Educação financeira e sistema monetário: bancos institucionais que temos e a importância para guardar o dinheiro, para nossa segurança (não ser assaltado) e também para poupar e investir. Além de pagar boletos.
3.1 Atividade: Em 3 grupos - divididos pelos bancos locais: Banrisul, Sicredi e Sicoob
Cada aluno anotou seu nome e ganhou algumas cédulas de real (miniaturas sem valor) e depositou no banco: a professora anotou a quantidade depositada.
Dia 09 de julho
1. Recorte de peixes em caixa de leite (sucata).
2. Educação financeira - Projeto do Município
2.1 Contação de história pela Letícia e Betina, do Banco Sicoob, de Arroio do Sal.
Agradecimento especial pela doação dos livros de literatura literária "Caio, achou uma moedinha" - de Gabriela Pelli Ribeiro dos Santos, ilustrado por Natália Mastrela. Uma história muito legal, do Instituto Sicoob - Coleção Financinhas, que foi lida e aonde os elementos foram aparecendo ao longo dessa contação.
Dia 10 de julho
1. Terminar os peixes de sucata ( caixa de leite).
2. Passeio-visita aos bancos locais; Sicredi, Banrisul e Sicoob.
Foi uma visita bem importante!
Primeiro fomos no Sicredi, muito bem recebidos por todo o pessoal da agência: conversamos sobre as operações ali desenvolvidas: empréstimos para construção de casa, compra de carro, moto e também empréstimo pessoal.
Vimos a máquina contar dinheiro e o descarte de papéis sigilosos (triturador). Levei o papel triturado para fazer nosso painel do mar!
P.s. Uma curiosidade da agência de Arroio do Sal: a agência é constituída somente de mulheres! A segurança é feita por homens.
3. Visita ao Banrisul: Fomos recebidos pelo Gerente Adjunto Rafael, auxiliou nossos alunos a entrar na porta giratória e outro funcionário nos recebeu no saguão de entrada, junto aos cash de autoatendimento.
3.1 Onde nos explicou algumas das operações do banco: no autoatendimento a pessoa se dirige aos cashes e pode efetuar pagamentos, transferência bancárias, depósitos em dinheiro e pagamento de boletos, utilizando somente cartões do banco.
3.2 Para pagamentos em dinheiro, a pessoa se dirige aos caixas do banco, entrando na agência.
4. Visita ao Sicoob
Fomos recebido pela Letícia, que nos mostrou o autoatendimento: um cash com uso de cartões, onde o cliente realiza algumas operações, outro que recebe dinheiro físico para depósito bancário!
Nos apresentou ao gerente da agência Arroio do Sal, Maicon e os funcionários: Betina e Adriele.
Fomos até o local de atendimento físico, onde acontecem as operações de depósitos bancários e pagamentos de boletos.
5. Nosso registro da visita ficou com a escrita do texto da visita: título e frases. E um desenho ilustrativo da visita.
Nenhum comentário:
Postar um comentário