terça-feira, 13 de maio de 2025

Atividades de 12 a 15 de maio/2025

 Dia 12 de maio

Data e calendário - estudo dos numerais e da palavra.

1.Hora da leitura: manuseio dos livros e identificar o personagem e ação.

2. Ouvir a história - Oceano - Explorar a capa: o que conta essa história? Escritor e ilustrador; ouvir a história.

3. Memória da história - o que aconteceu? qual personagem? o que perdeu? quem ajudou? Quem perdeu o tesouro? Onde? Como sabe o lugar? (Aqui a conversa foi para os piratas! e explorei muito isso tudo!). |Por fim, registramos o resumo da história.





4. Educação fiscal - impostos municipais - como a prefeitura arrecada dinheiro para pagar as despesas e os profissionais? 

1. Conversamos sobre o IPTU (Imposto predial e territorial urbano) e o IPVA (Imposto de propriedade de veículo automotivo.

2. Relembramos os serviços e profissionais municipais.

3. Tarefa: IPTU - desenhar uma casa e pintar; estimar valor venal e calcular o imposto a pagar.

                IPVA - desenhar um carro e pintar; estimar o valor do carro e calcular o imposto a pagar. 

Colocamos a escrita desses valores dentro do cofrinho. 

4. Levamos o cofrinho para a Prefeitura (de faz-de-conta) e entregamos os valores que foram colocados dentro do "cofrão da prefeitura". Fomos na sala do supervisor Edinei, que representou a prefeitura nesse momento.

5. Escrita espontânea de palavras.
















Dia 13 de Maio

1. Data e calendário - estudo dos numerais e da palavra.

2. Fixação dos numerais - ordem numérica, leitura e cópia. 

3. Adição simples com material concreto.








4. Abolição da Escravatura - dia 13 de maio de 1888.

Lei Áurea. 

Princesa Isabel - conversamos um pouco sobre a lei que deu fim à escravidão no Brasil, em 1888.
Vimos pequenos vídeos sobre a princesa Isabel e tivemos uma roda de conversa com a Elizandra França - professora municipal e vereadora em nosso Município.

Enfatizamos a importância e necessidade de  RESPEITAR A TODAS AS PESSOAS, HOJE ESPECIALMENTE RESPEITAR AS PESSOAS NEGRAS QUE FAZEM PARTE DA NOSSA VIDA!

5. Pintar a coroa e escrever, espontaneamente a palavra.




Dia 14 de Maio
Projeto Esportes Locais - com o objetivo de trazer os esportes locais para os alunos aprenderem sobre a importância do esporte para a saúde física e mental, bem como o cumprimento de regras e disciplina, tivemos mais um encontro!

Hoje continuamos no  futebol local - União da Vila Futebol Clube.

Tivemos a visita do Marcos Antônio da Cunha, o Mazinho,  filho de Dorvalino Monteiro Cunha, patrono do campo de futebol do União da Vila.  Também tivemos a participação do goleiro Lucas Moreira, ex-aluno da escola Aracy Gomes Valim, com o uniforme, as luvas e camiseta e a caneleira, contando um pouquinho dessa função e sua responsabilidade no time. Também contamos com o Luan Roldão, ex-aluno da escola, na sua função de marketing do clube, que nos trouxe de colaboração, a mascote do time - Zito, um Peixe-Rei, homenageando Seu Zito e o Celso, pessoas importantes na história do União da Vila. Luan nos trouxe também o retrato do campo de futebol, para os alunos pintarem.

Foi uma importante conversa, onde nossos alunos ficaram conhecendo um pouquinho sobre o patrono, a mascote e a história da fundação do União da Vila Futebol Clube, criado em 1º de abril de 1994.





















Dia 15 de maio

1. Data e calendário: contagem e registro dos numerais.

2. Dia de leitura: explorar panfletos de propaganda, oralizando as palavras através das imagens.














3. Visita do atleta de corridas, Caleb, que estuda na escola Aracy, no 5º ano A, e que veio nos mostrar a sua trajetória no esporte, através do Promec (programa municipal de esportes) com o professor Elton Dias, trouxe as 16 medalhas que já ganhou em dois anos praticando o esporte e 4 troféus! Ficamos muito felizes com o Caleb e suas medalhas e troféus. 






4. Família Colorida da escritora Georgina Martins e ilustração de Maria Eugênia,  e roda de conversa sobre ser parecido com a nossa família. Montar um card com sua família - desenho e escrita de palavra.







5. Alfabeto: grafias maiúscula e minúscula.





Nenhum comentário:

Postar um comentário