Nossas aulas da semana:
Aniversário do Município de Arroio do Sal
1. Hora da leitura do livro "Faz muito tempo", de Ruth Rocha e ilustrado por Eva Funari.
Explorei a memória dos alunos sobre a capa do nosso livro: Que história vamos ouvir? do menino Pedrinho que foi viajar numa caravela! (Descobrimento do Brasil) Li até a página onde o menino avista a terra, o monte Pascoal e encontram-se com os moradores do lugar: os indígenas.
Então retomei sobre o nosso município e os primeiros moradores que tivemos - os indígenas - que deixaram os vestígios de sua passagem nos sambaquis (dunas de sobras e restos de conchas, escamas e ossos dos animais que consumiam). Passei então ao livro "Os índios do Brasil", enciclopédia Recreio. Vimos algumas imagens e li sobre os indígenas que habitam nosso país, observando os nomes de algumas tribos. Comentamos que foram os primeiros moradores daqui, pois já viviam em nossas terras. E também li do informativo da prefeitura de Arroio do Sal, sobre os indígenas que ocuparam nosso território - os Carijós! E então levei as conchas e cascas de mariscos e maçambiques (encontrados à beira mar, por mim, durante o mês de março-25). Os alunos manusearam os elementos e falamos desses que compuseram os nossos sambaquis.
Por fim, cada aluno escolheu alguns desses elementos e colei num painel. E os alunos desenharam as conchas no caderno. Pintamos peixinhos de papelão para colar no painel.
Na quarta-feira: Roda de conversa sobre o aniversário do município.
A comissão de emancipação, que teve a participação da bisavó do Enzo, dona Marina Rolian, e outras pessoas preocupadas em melhorar nossa cidade. Ouvimos nosso hino e relatei que quem escreveu foi José Cardoso de Vargas, nosso primeiro prefeito de Arroio do Sal. Registramos o nome do município e o nome do prefeito atual: Luciano Pinto. Os alunos pintaram um bolo de aniversário e registramos a data e a quantidade de anos que completa.
Hoje, quinta-feira: Roda de conversa sobre o Dia Mundial do Livro, comemorado ontem. Os alunos manusearam os livros de literatura.
Amarraram cordão barbante nos peixinhos pintados para pendurarmos na rede.
Por fim, vimos o mapa de Arroio do Sal e conversamos sobre o passeio e os lugares que vamos visitar.
Visitamos: o pórtico de entrada, o farol, a pista de skate, o encontro do arroio e o mar (que originou o nome da cidade), caminhamos à beira do arroio e encontramos uma família de indígenas que estava conversando no espaço de cultura: essa família veio do Acre e conta suas vivências enquanto indígenas e a diferença cultural que vivem. Contam do cuidado da natureza! Ouvimos um canto indígena - que traz uma mensagem de gratidão , proteção e alegria.
Vimos a prefeitura e a secretaria de educação.
Finalizamos nosso passeio na Rádio Tupancy, onde cada aluno se apresentou, dizendo seu nome. E eu conversei com a locutora Rose, explicando por que fomos passear na cidade.
Finalizamos nossa aula com uma lista de palavras de origem indígena que lemos e comentamos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário