segunda-feira, 30 de abril de 2018

Segunda-feira, dia 30 de abril

1. Dia da leitura: "Minha ajuda é valiosa", coleção de formação do caráter.
Roda de conversa: todos precisam ajudar para a comunidade ficar feliz.


2. Hora da leitura: O pequeno Príncipe - em capítulos.
Capítulo em que o pequeno príncipe fala do seu amor e cuidado com a rosa.



3. Meios de transporte - como se locomover?
Roda de conversa sobre meios de se locomover - como as formigas fazem? e as pessoas? Como o pequeno príncipe saiu de seu planeta? E o aviador? E o astronauta?



4. Atividade matemática em desenho: Quantos cabem em cada meio de transporte?
Em pequenos grupos: um meio de transporte para nossa turma fazer uma viagem até os sambaquis da Marambaia. Roda de conversa em grupo para escolha do veículo e desenho da turma, dividida nos veículos. Anotei os nomes dos colegas. Pintaram a estrada e colamos na parede. Ainda vamos registrar os fatos matemáticos e ouvir as considerações dos alunos.



























5. Hora do celular: jogo em grupos.





quinta-feira, 26 de abril de 2018

Projeto solidário

Durante o ano de 2018 trabalharemos com arrecadação de tampinhas plásticas para doação ao Hospital Nossa Senhora dos Navegantes, em Torres.




O objetivo primeiro do projeto, com a turma, é solidarizar-se com o outro, colaborar com a arrecadação das tampinhas para fazer o bem.

Durante o mês serão realizadas atividades com as tampinhas arrecadadas na aula: contagem, separação em cores, gráfico de quantidades, estimativas, tabelas de dados, e brinquedo livre.



1. Escola Municipal de Ensino Fundamental Aracy Gomes Valim
Turmas: Pré- 1 e 2, 1.º ao 4º A e B
Tema: Solidariedade – Arrecadação de Tampinhas
Responsável: Prof.ª Stela Maris da Rosa Dias
Data: todo o ano letivo de 2018

    1. Justificativa
Solidariedade é um ato de ajudar a quem está precisando, seja momentaneamente ou não.
É uma ação que deve ser ensinada aos nossos filhos desde pequenos. Trazendo esse ensinamento para a escola, devemos mostrar aos nossos alunos que a união faz a força, onde cada um puder contribuir com a sua ajuda, juntando a coletividade, teremos uma ação maior. Essa é a justificativa do projeto.

    1. Objetivo geral
Coletar junto aos alunos e famílias tampinhas plásticas com o objetivo de enviar ao Hospital Nossa Senhora dos Navegantes de Torres.
    1. Metodologia e Atividades
Coleta das tamínhas trazidas de casa, pelos alunos dos anos iniciais e da educação infantil. Compreendendo as turmas de Pré- 1 e 2, e dos 1.º ao 4.º ano, dos turnos da manhã e da tarde.
Além da coleta, serão realizadas atividades pedagógicas, em sala de aula, com a turma do 1.º ano A, onde faremos: contagem, separação em cores, gráficos das quantidades, análise dos dados obtidos, construção de tabela e estimativa de total arrecadado em etapas, bem como conversas informativas sempre que surgirem oportunidades.

    1. Cronograma
A coleta será durante todo o ano de 2018.

    1. Avaliação
Será uma avaliação de processo, onde os alunos serão observados em suas atividades específicas e oreintados durante os trabalhos realizados em aula. Será observado também o bom andamento das rodas de conversa, onde espera-se que os alunos possam compreender a necessidade e importância de solidarizar-se em momentos que assim exijam.








Nossa história - Nosso Município



Durante o mês de abril estamos trabalhando sobre a história do nosso município.
Organizei num projeto, o trabalho que está sendo realizados e planejamos visitas ao nosso município durante o mês de maio, uma vez por semana, para que nossos alunos conheçam um pouquinho além da casa e da escola.



1. Escola Municipal de Ensino Fundamental Aracy Gomes Valim
Turma: 1.º ano A e 1.º ano A-2
Tema: Nossa História – Nosso Município
Responsável: Stela Maris da Rosa Dias e Luciene Valim
Data: Mês de abril e maio

      1. Justificativa
Conhecer a história que compõe o município onde moramos é parte fundamental da formação da nossa gente. Nossos alunos são pequenos e grande parte das famílias que hoje temos na escola não são moradores daqui. Nossos alunos ainda não conhecem a história que foi forjada pelos nossos antepassados, construída na caminhada dos pescadores, vindos da Estância do Meio, para a beira-mar. Nessa caminhada escreveram o nome do nosso Município nas margens do arroio, envoltos pelo frescor das sombras das árvores, em suas redes de pesca e na urbanização que foi se fazendo com a construção da cidade.
O progresso chegou, a história evoluiu e nesse ano completamos 30 anos de emancipação política. Algo que muito nos orgulha enquanto nascidos aqui, pois conhecemos a história que os nossos avós e também os nossos pais ajudaram a forjar. Na praia e no arroio, com a pesca, a coleta dos mariscos e maçambiques, no ofício das lavadeiras, na construção civil e no turismo através do veranismo que aqui se instalou há muitos anos!
Contar aos alunos sobre nossa história, a caminhada que nos fez Município é o que justifica esse projeto.

      1. Objetivo geral
Contar aos alunos nossa história através de rodas de conversa com moradores e pessoas mais antigas, que vivenciaram essa caminhada, bem como os impressos que trazem o registro oficial é o objetivo que norteia esse projeto.
      1. Metodologia e Atividades
Rodas de conversa sobre Arroio do Sal, rodas de leitura, manuseio dos livros e registros ilustrativos. Visitas aos sambaquis e Parque Tupancy, Prefeitura Municipal, arroio histórico, Biblioteca Pública e Câmara de vereadores.

      1. Cronograma
As atividades aconteceram ao longo do mês de abril e as visitas serão durante o mês de maio, sendo uma por semana, conforme combinarmos com o transporte escolar.

      1. Avaliação
Será uma avaliação de processo, onde os alunos serão observados em suas atividades específicas e orientados durante os trabalhos. Será observado também o bom andamento das rodas de conversa, bem como nas visitas a realizar, com respeito aos nossos convidados, aos colegas e nos locais que visitaremos, para que tenhamos um bom aproveitamento do trabalho proposto.






De quinta-feira, 26 de abril

1. Dia da leitura: manuseio do livro didático.




2. Hora cívica na Prefeitura municipal: comemoração do aniversário do Arroio do Sal, cantamos o hino e ouvimos sobre a história da emancipação e da comissão emancipacionista.


3. Culinária marisqueira na sala: junto com o 1.º A-2 e a professora Luciene, organizamos uma degustação da nossa culinária local.
Oferecemos em buffet : rosca de polvilho, merengues caseiros com raspas de limão, pão sovado, paçoca de maçambique e caramelos (balas). Para beber fizemos limonada e suco de guaraná.
Tivemos a visita na sala da diretora Roberta Fontana, a vice-diretora Márcia Leffa e o pai da Sofia, Marcos, que já tinha realizado uma roda de conversas na semana passada, falando das suas memórias de infância. Também estiveram conosco as monitoras Margarita, Janaína e Natália e a orientadora Karen.
Ao final, cantamos os parabéns ao município.







segunda-feira, 23 de abril de 2018

Segunda-feira, 23 de abril

1. Dia da leitura: manuseio dos livros com os alunos.




2. Hora cívica - Semana do Município.



3. Hora da leitura: Há muito tempo atrás - Ruth Rocha. Descobrimento do Brasil , da editora Recreio e tema de casa da família - Indígenas, do Kiron.




4. Roda de conversa sobre nosso Município: Jornal do Mar - "Arroio do Sal chega aos 30 anos" , dia 19/04/2018; As aventuras do papa-terra - Ana Paula Machado.




5. Mapa de Arroio do Sal: confecção do mapa com o local de moradia dos alunos, o local onde está a escola, a sede do município e o parque Tupancy. Pintura dos limites: mar e estrada do mar e desenhos representativos sambaquis, farol, prefeitura, parque Tupancy e zona rural - agricultura.

















6. Hora do telefone e jogo.







Stela, em 23 de abril de 2018.

Caligrafia

 Muitos alunos apresentam dificuldades para a escrita cursiva... Aqui um vídeo sobre o tema. Aqui  vídeo.  da Clarissa. Caligrafia Caligrafi...