quinta-feira, 27 de abril de 2017

Dia de muitas leituras!

Nosso dia de leitura de hoje foi cheio!
Muitos livros e histórias para ler, contar e conversar!


  1. Começamos com Monteiro Lobato e o Dia Nacional do Livro Infantil, em 18 de abril.
Apresentei minha agenda Globo com o Sítio do Picapau Amarelo.Contei a biografia do escritor e falamos dos personagens. Comentei da importância para a literatura brasileira - e infantil - que o escritor tem.
2. Depois foi a vez dos indígenas!Dia 19 de abril: Dia do índio.
Manuseei o livro da Coleção de Olho no Mundo Recreio,  volume 2- "Os índios do Brasil - Senhores da selva,  e fiz uma leitura comentada sobre serem os indígenas os primeiros e verdadeiros moradores do Brasil; a vinda dos Portugueses, o direito dos índios a sua terra, a tomada por Portugal. Conversamos sobre os indígenas próximos daqui, que temos em Torres, na localidade de Águas Claras. E que vendem artesanato nas ruas. Falamos das características físicas: cabelo preto e liso, pele amarelada escuro. As mulheres que vendem os artesanatos e cuidam dos filhos junto.
3. Então, realizei a leitura do livro "Faz muito empo", a Ruth Rocha que conta sobre o descobrimento do Brasil na linguagem infantil. A leitura foi comentada e cheia de efeitos de voz...fia muito suspense na saída do Pedrinho de Portugal, nas caravelas com seu padrinho! A viagem foi também marcada por pausas, aguardando a atenção de todos!  O encontro do Pedrinho com os indígenas foi bem forte, pois já havíamos falado dos indígenas, das terras brasileiras e do domínio português. Falamos dos animais e das terras que passaram a ser de posse de Portugal. Enfim, um passeio rápido sobre o assunto, mas os alunos prestaram atenção à leitura.
4. Uma passada rápida no volume  3 da coleção De olho no Mundo Recreio - "Descobrimento do Brasil, uma aventura no novo mundo". Vimos a esquadra de Cabral e as caravelas.
5. Para fechar o dia de leituras, "Atos & Relatos - Uma história de Arroio do Sal, dos primórdios à emancipação. A relação entre o imagético, a memória e os documentos. " Do nosso querido escritor Alessandro Medeiros Torres. Contei sobre o meu nascimento, que está registrado ali nas memórias do meu pai e da minha mãe, da página 111 até 113. Depois também li e comentei sobre as lavadeiras do arroio, na página 107 a 109. Dei meu testemunho, pois vivi essa história junto com minha mãe e minha avó!
 6. Para fechar nossas leituras, apresentei  meu livrinho de lendas e causos, que escrevi no ano de 2000, artesanalmente, sobre as lendas que eu ouvia quando pequena, contadas por meus pais e minha avó paterna. E li então " A Lendas do mato dos Três Arroios", famosa em minha infância.



E assim, nosso dia de leitura foi terminando...
Mas ficou muito ainda para ler e contar ao longo do ano!

Stela, em 27 de abril de 2017.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caligrafia

 Muitos alunos apresentam dificuldades para a escrita cursiva... Aqui um vídeo sobre o tema. Aqui  vídeo.  da Clarissa. Caligrafia Caligrafi...