segunda-feira, 19 de maio de 2025

Aula de 19 a 22 de maio-25

 Dia 19 de maio:

1. Roda de conversa sobre a Dengue - cuidado de não deixar água parada no pote do cachorro, em baldes, garrafas e pneus no pátio.

2. As lavadeiras do arroio - manuseio do material de Arroio do Sal: livro "Atos e Relatos de Arroio do Sal", de Alessandro Medeiros Torres; Joca, o Pescador, de Cátia Silveira e um texto de minha autoria, escrito em 2013 e atualizado em 2025. Manuseio do calendário do CAU/RS-2025, onde tenho uma fotografia premiada, sobre as nossas lavadeiras, e vimos também o livro artesanal (de minha autoria, criado em 2000) sobre as lendas do Arroio do Sal. Uma roda de conversa com esses materiais. 




3. Roda de leitura: manuseio dos cupons fiscais - educação fiscal e sistema monetário - como o município arrecada os recursos para pagar as despesas.

4. Calendário - mês, dia e ano. Composição do numeral e leitura dos numerais.


5. Criamos nosso supermercado - escolha do nome (cada aluno deu sua sugestão). Votamos e o nome escolhido foi Mercado Barato. Anotamos as palavras sobre a criação do supermercado da sala: compras, ICMS (impostos) e formas de pagamento. Cada aulo fez um desenho de um supermercado e anotei o nome. Depois colei um cupom fiscal, escolhido pelo aluno, onde destaquei nome do estabelecimento, compras realizadas, total da compra e os impostos aproximados ali descritos. Comentei que daqueles valores, um pouquinho vem para os cofres públicos (da Prefeitura).










6. Organização do supermercado - separar os produtos por semelhança e observar a palavra escrita e também os numerais da embalagem. Depois organizaram nas prateleiras e convidei a turminha do Pré 1B-1 para ver nosso mercado. Por fim, estimamos os preços das mercadorias e colamos.







Dia 20 de maio

1. Roda de leitura sobre As Lavadeiras do arroio, no livro Atos e relatos de Arroio do Sal, no livro Joca, o pescador e no texto de minha autoria. 


2. Assistir a um episódio do documentário As lavadeiras do arroio: o viver das águas e ver fotos do arroio histórico onde as lavadeiras praticavam as lavação de roupas.

3. Copiar o texto sobre as lavadeiras e desenhar.






4. Recortar roupas feitas em tnt através da escolha de cores e modelos e montar um varal.











Sobre "As lavadeiras do arroio" enviei um tema de casa para as mamães: 

5. Já lavaram alguma roupinha de seu filho (a) à mão? Conte escrevendo no caderno qual a roupa, que cor, por que lavou à mão, qual sentimento que essa roupa traz?

















Dia 21 de maio 

1. Roda de vídeo e conversa sobre os impostos - dinheiro que a Prefeitura Municipal recebe para poder arcar com as despesas da municipalidade. Vimos um vídeo e conversamos um pouquinho sobre ICMS - imposto embutido nas compras. 



2. Então fomos "brincar de comprar no Supermercado da  sala: Mercado Barato. Coloquei mais alguns preços. Os alunos então foram comprar (pegar um produto) e desenhar no caderno, então calculei aproximadamente o valor do ICMS e colocamos no cofrinho. Depis levamos (de faz-de-conta) à prefeitura (O supervisor Edinei faz o papel de prefeito e entregamos o cofrinho para ele). Hoje, entregamos o recolhimento dos impostos para a professora Márcia, vice-diretora da escola, pois nosso supervisor estava em conselho de classe. Contamos da nossa aula para ela e entregamos o cofrinho para que seja entregue ao Edinei.


















Dia 22 de maio
1. Hora da leitura: Varal das letras (em alusão às lavadeiras) e o alfabeto.



2. Após ouvir a história, fizemos leitura coletiva do alfabeto; leitura de meninas, leitura de meninos. Também realizamos leitura de olhos fechados!
3. Copiamos o alfabeto nas grafias maiúscula e minúscula, e contornaram as letras.

















4. Encenação das lavadeiras no arroio - fomos no arroio para ver a contação da história, junto com as turmas do 1º ao 5º da escola.

tttytty












Nenhum comentário:

Postar um comentário