terça-feira, 29 de abril de 2025

Projeto de Leitura - 2025


UMA NOITE NA ESCOLA:

A IMPORTÂNCIA DE LER

Profª Stela Maris da Rosa Dias






EMEF ARACY GOMES VALIM - JARDIM RAIANTE

ARROIO DO SAL


PROFESSORA: STELA MARIS DA ROSA DIAS E NARA SIMONE SALES

TURMA: 1º ANO A-2 E B-1

TURNO: NOITE

DATA: DE ABRIL A NOVEMBRO DE 2025



TEMA: UMA NOITE NA ESCOLA: A IMPORTÂNCIA DE LER

TURMA: 1º ANO A-2 E B-1

TURNO: NOITE

DATA: ABRIL A NOVEMBRO DE 2025


  1. JUSTIFICATIVA

Ler é um dos objetivos da escola. Essa habilidade é ensinada especialmente nos

primeiros anos de escolarização. Objetivo importante, é explorada de diversas

formas e com variadas técnicas para ampliar e melhorar a fluência nos primeiros

anos do ensino fundamental. 

Além disso, ler estimula o raciocínio, aumenta o vocabulário e a capacidade

interpretativa, proporcionando ao leitor conhecimentos amplos e diversificados.

Também desenvolve a imaginação e a comunicação e favorece a ampliação da

habilidade na escrita.

“A leitura favorece a melhora da escrita, expande o vocabulário, trabalha

a criatividade e auxilia na formação do senso crítico

(capacidade de reflexão sobre algo)” reflete a professora Aline,

no site da Puc-RS, no artigo “Hábito de leitura estimula o cérebro e

promove benefícios para a saúde mental”.

Despertar o interesse do aluno para a leitura é um caminho bem árduo,

especialmente no primeiro ano da alfabetização, e engloba muitas atividades

motivadoras, exige muita curiosidade dos alunos e também muita atenção

e concentração, além de precisar  buscar informações antecipadas: como

conhecer os grafemas e fonemas, além de sílabas e suas

junções. 

Para essa motivação, precisamos envolver  nossos alunos em atividades prazerosas,

constantes na sala de aula, bem como buscar as famílias para o suporte do aluno,

em casa, como treino e estímulos para a prática leitora.

Pensando assim, nosso projeto “Uma noite na escola: a importância de ler”

objetiva trazer as famílias para a escola, uma noite em cada mês, para

participar de rodas de leituras.             


Assim justificamos nosso projeto.


  1. OBJETIVO GERAL

    Convidar as famílias para virem à escola, uma noite a cada mês, para junto

às professoras realizar leituras e discussões sobre o tema, para que possam

entender a importância dessa habilidade para um melhor desempenho

leitor de seus filhos. 


  1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Convidar as famílias para um encontro mensal, à noite na escola,  para

  • uma roda de leitura.

  • Trazer alguma coisa escrita para esse momento: livro de literatura,

  • receitas culinárias, mensagem, auto-ajuda, frase bíblica, enfim,

  • cada um leva um escrito para ser lido.

  • Comentar sobre uma leitura que gostou.

  • Conversar sobre a importância de ler. 

  • Entender  a necessidade de práticas de leitura em casa, que podem

  • motivar os alunos a ler.

  • Registrar esse momento.


  1. ATIVIDADES

A cada encontro serão realizadas atividades específicas de leitura, onde

cada um faça a sua leitura.

Vamos conversar sobre essas leituras e da importância e necessidade

de ler e motivar os alunos para essa prática: atenção, concentração e prontidão. 


  1. CRONOGRAMA

            Uma noite por mês, de abril a novembro de 2025.

  1. METODOLOGIA

            Roda de leitura.

  1. AVALIAÇÃO

Será satisfatório se envolvermos as famílias nesses encontros. 

    Enviamos os convites para a família, na semana passada, dia 24:


    Hoje, dia 29 de abril, tivemos início do nosso projeto!

    Sala preparada! 

    Nara Simone eu, aguardamos pela vinda das famílias convidadas!

    E as famílias vieram! Lívia e a mãe, Fran; Noah e a Marina, mãe. A colega Roberta Fontana, professora itinerante do Pré- 2.

    Obrigada pela vinda famílias, foi um momento muito bom!











Um comentário:

  1. Que projeto incrível! Nós aqui em casa amamos essa ideia de reunir escola e família em um momento de leitura, reflexão, trocas e acolhimento! Já estamos ansiosos pelo nosso próximo encontro!

    ResponderExcluir