Dia 11 de agosto
1. Data - marcar os numerais no calendário, registrar a data com a escrita de palavras.
2. Hora da leitura: apresentei as leituras que trouxe para trabalhar esse mês de agosto e setembro - Aniversário da escola: biografia do patrono; folclore local, regional e do Brasil.
Mostrei meu livro de lendas locais e comentei sobre as histórias que ouvíamos quando pequenas, bem específicas do Arroio do Sal.
Li a lenda registrada ali "Lenda do Mato dos Três Arroios" e contei para os alunos que é o mesmo local que o Aracy Gomes Valim morava. Que ainda tem o mato até hoje, só que em menor proporção, pela construção da Estrada do Mar.
3. Leitura e cópia dos numerais e apresentação da "Casa da família do 50".
4. Hora da Biblioteca: iniciamos hoje as atividades da biblioteca:
- Todas as segundas-feiras os alunos irão na biblioteca locar livro literário e ficar com ele durante a semana.
- A família deve ler para eles a sua história.
- O livro deve estar SEMPRE na mochila.
- Vamos realizar uma atividade semanal com o livro locado.
- Na próxima segunda-feira trocamos o livro por outro.
Na biblioteca foram atendidos pela bibliotecária Mauren, que foi bem atenciosa com todos e ofereceu os livros para a locação. Cada aluno escolheu e ficou registrado. Na sala, todos manusearam seu livro , hoje.
5. Atividade matemática - histórias de adição e subtração.
Contei uma história de adição e subtração para cada dupla de alunos, e anotamos a frase matemática e o contamos o resultado.
Dia 12 de agosto
1. Data: calendário e numerais.
2. Leitura dos numerais até 50.
3. Leitura de poemas do livro "O Batalhão das Letras" do Mario Quintana. Poemas do A, B,C,E, E, F.
Ouvir as rimas e o vocabulário - que palavras não conhecemos?
Grafias das letras - maiúsculas, minúsculas e cursivas.
Oralidade de palavras com a inicial, escrita e leitura de palavras (associar os sons a cada letra da palavra).
4. Aniversário da escola: biografia do nosso patrono Aracy Gomes Valim.
Ouvir a história; desenhar o Aracy através da sua imaginação.
5. Passaporte Literário: desenhar a capa do livro locado na biblioteca e copiar o título.
1. Data e calendário.
2. Hora da leitura - hoje apresentei algumas leis: Constituição Federal do Brasil, Lei Orgânica Municipal de Arroio do Sal, Estatuto da Criança e do Adolescente e Estatuto dos Idosos.
Em roda de conversa: perguntei aos alunos o que pensam que tem nesses livros e então comentei que dentro dessas lei temos todos os direitos das pessoas. E que os direitos das pessoas são importantes e devem ser respeitados. Que temos as leis do nosso país, as do nosso município e outras leis como o ECA e o EI.
Falei também do quanto é importante as famílias cuidarem das crianças e dos idosos. E que as pessoas idosos, nem sempre conseguem ter autonomia e precisam ser bem cuidadas.
Conversei que assim como tem as creches para as crianças pequenas ficarem, enquanto os pais e familiares trabalham, também tem lares que cuidam dos nossos velhinhos, para que as famílias possam trabalhar.
Depois, vimos esses vídeos:
Por fim, apresentei para os alunos nosso Projeto Solidário Dia dos Avós: arrecadação de materiais de higiene pessoal para doação aos lares de idosos do Município.
Então cada um desenhou seus avós.
Dia 14 de agosto
1. Hoje nossa aula foi um passeio de estudos na zona Rural do Município.
Visitamos a Estância do Meio, que deu origem ao Município de Arroio do Sal, quando as Três Estâncias foram parte da história em divisão do nosso estado, no lado litorâneo, pertencendo à Santo Antônio da P, Patrulha, que depois originou o município e Torres.
Aqui na Estância do Meio temos a primeira igreja católica do nosso atual município. Igreja Sagrado Coração de Jesus.
Nos primórdios, quando nossos moradores habitavam a zona rural, era aqui na Estância do Meio que se realizam casamentos, batizados, crismas e festas religiosas da comunidade local.
Ainda são sabemos data de quando a igreja foi construída, mas se sabe que em 1939 passou por uma reforma, então já existia antes!
Até hoje a igreja continua fazendo parte da comunidade e da paróquia de Arroio do Sal, ainda se realizam casamentos, batismos e festas religiosas.
E neste mês de agosto a igreja também está em reforma: está sendo pintada!
O José e a Lurdes, moradores locais e que fazem parte da administração da igreja nos receberam.
Entramos e vimos como ela é por dentro. Vimos o sino na parte de fora.
A igreja está localizada ao lado da antiga Escola Municipal João Afonso (hoje desativada e em obras para outros fins).
Ao lado da igreja também tem o salão de festas da comunidade.
Durante a viagem para a próxima parada, vimos o "mato dos Três Arroios, onde temos uma lenda muito antiga, que faz parte do nosso folclore arroiossalense.
2. Nossa próxima parada foi na Estância Bock, de propriedade do casal Ézio e Vera, na localidade de Três Arroios. O casal é filho de antigo moradores da zona rural, e que se conheceram e casaram morando na zona urbana de Arroio do Sal. Após alguns anos gerindo um mercado na praia Raiante, votaram à zona rural, para morar em Três Arroios e então deram início ao plantio de verduras. Começaram com a plantação de tomates. Depois migraram para o plantio de alfaces, rúculas e temperos verdes - salsa e cebolinha.
O plantio é realizado pela família, além do casal Vera e Ézio, também o filho Cassiano e sua esposa Josiane ( pais do Joaquim, aluno do 2º ano B, da tarde, na Aracy). Trabalha também o Alceu, irmão da Vera e o José, funcionário.
Após a colheita, as alfaces e rúculas são lavadas em água corrente e colocadas em sacos timbrados da Estância Bock e distribuídos no comércio local de Arroio do Sal, Capão da Canoa e Xangri-lá.
3. E por fim, fomos até a Pousada da Lagoa, de propriedade de Antônio Carlos Valim, o Caio, filho e Aracy Gomes Valim e da professora Francisca Valim.
Nesse local, seu Aracy Gomes Valim morou com sua família, até 1970. Ano em que migrou para a praia (sede local do município) e construiu o Hotel Recreio. Seu Aracy deu esse nome ao hotel, pois dizia "a melhor hora da escola, é o recreio!".
Caio construiu a Pousada da Lagoa em 2005, após a venda do Hotel Recreio. E tem em funcionamento uma pousada, que recebe turistas o ano todo: pousada, passeios de barco na lagoa, pescarias no açude.
Caio então recebeu nossos alunos e foi alimentando os animais: patos, perus, cavalos, galinhas, pintos, gansos, ovelhas e bois.
Vimos muitas árvores (duas delas centenárias!), vimos os animais, um ovo (na trilha das patas), e também observamos a lagoa Itapeva, que se enxerga ali da Pousada da Lagoa, que é divisa de municípios entre Arroio do Sal e Terra de Areia.
Observamos muitas diferenças entre a zona rural e zona urbana: poucas casas, muitos animais, muitos gramados e árvores, muito mato, a lagoa...
Comentei também para os alunos, que a Estrada do Mar, que nos levou até a zona rural, foi criada em 1992, a partir de uma antiga estrada construída pelo Aracy Gomes Valim, quando foi subprefeito de Arroio do Sal, ainda na administração de Torres. essa antiga estrada ligava Arroio do Sal até Curumim e Torres.
Vimos a casa que o seu Aracy Gomes Valim morava até 1970, antes de se mudar para a praia Arroio do Sal, sede do nosso Município.
E, pro fim voltamos para a escola, onde tivemos uma boa conversa sobre tudo isso e ainda cantamos parabéns à escola!