Hoje, quinta-feira, tivemos o Dia da Leitura na escola Aracy.
Selecionei o livro Escrita: uma grande invenção, da Silvana Costa, da caixa de literatura do Pacto pela Alfabetização.
Uma leitura especial, que traz a história da escrita numa linguagem gostosa e trata o tema de forma leve, fácil de partilhar com os pequenos!
O livro inteirinho é uma gostosura! Deleite puro. mas quero destacar aqui nesse registro a palavra que a autora usou para definir a escrita na argila: Tablete de argila!!!!!Maravilha, me senti em casa com essa excelente combinação!!!! E aqui rendeu uma boa conversa, nesse momento...
A história traz uma tarefa de aula do personagem Luca: a produção de comunicação em desenhos.
Então, aproveitei e solicitei aos alunos a tarefa de escrever seu nome usando somente desenhos no lugar das letras, de um lado do crachá e do outro, então o nome com as letras. Vou utilizar os crachás para conversarmos da necessidade da criação de código linguístico para que possamos nos entender na comunicação convencional.
Continuando a aula, os alunos manusearam as diferentes grafias do alfabeto, confeccionada em baralho, no jogo que criamos Simone Dias e eu, no curso de formação Pró-Letramento que tivemos em 2011, em pequenos grupos. Após o manuseio tiveram a tarefa de organizar o alfabeto na ordem.
Dois grupos fizeram uso do livro didático de Alfabetização para identificação da letra cursiva.
Por fim, registramos, cada grupo na sua grafia, o alfabeto no caderno.
Essa leituras estão sendo momentos de puro deleite para mim, tomara sejam também aos meus pequenos!!!!
Stela em 27 de junho 13